
Andressa / Enzo / Martina (Fonte e fotos: Grupo Escoteiro Os Moicanos)
No sábado (12), o Grupo Escoteiro Os Moicanos, de Dois Irmãos, celebrou outro momento significativo em sua jornada. Três integrantes do ramo Escoteiro receberam o Cruzeiro do Sul, a maior honraria dentro do Ramo Lobinho. Os jovens que conquistaram a honraria são Enzo Zanoni Ferreira dos Passos, de 11 anos, Andressa Ditz Zimmermann, de 10 anos, e Martina Blume, de 11 anos.
De acordo com o grupo, o Cruzeiro do Sul é o distintivo de grau máximo do Ramo Lobinho. Para conquistá-lo, é necessário completar alguns passos, entre eles, conquistar todas as atividades do 2º caminho da Jângal, participar de no mínimo três acantonamentos e conquistar no mínimo cinco especialidades em pelo menos três ramos de conhecimento, como habilidade escoteira, serviços, cultura, desporto e ciência tecnológica. Além disso, é preciso conquistar uma das insígnias especiais, que são: lusofonia, boa ação, cone sul, a insígnia do aprender, campeões da natureza, escoteiros pela energia solar e insígnia reduzir, reciclar, reutilizar.
Após esses passos, o lobinho (a) deverá ser recomendado pelos Velhos Lobos, que são os chefes, e pela Roca de Conselho, formada pelos lobinhos(as). Eles irão observar a dedicação e a frequência das atividades do lobinho, assim como sua forma de cumprir a promessa e a lei do lobinho. “É um momento de grande orgulho para a comunidade escoteira do Grupo Os Moicanos. Parabéns pela conquista”, destacam.