Netflix testará cobrança de taxa para quem compartilha conta

17/03/2022
Fonte: AFP / GZH

Fonte: AFP / GZH

A plataforma de streaming Netflix anunciou nesta quarta-feira (16) que fará testes no Chile, na Costa Rica e no Peru para cobrar uma taxa extra dos assinantes que compartilham sua conta com pessoas que moram em outras residências. A primeira rodada de testes incluirá somente os três países.

Com a mudança, os clientes terão que pagar uma taxa extra na assinatura mensal de 3 dólares (equivalente a R$ 15,30) no Chile e na Costa Rica e de 2,12 dólares (equivalente a R$ 10,80) no Peru para acrescentar até duas contas ao seu perfil. Ou seja, esses valores se somarão ao preço da assinatura.

Em nota, a empresa afirma que sempre permitiu o compartilhamento por meio da criação de usuários, mas alegou que isso afeta sua capacidade de investir em produções. “Essas funcionalidades extremamente populares também criaram uma certa confusão sobre quando e como a Netflix pode ser compartilhada. As contas são compartilhadas por diferentes residências, o que afeta nossa capacidade de investir em séries e filmes de qualidade para os nossos assinantes”, disse em comunicado Chengyi Long, diretora de inovação da Netflix.

Segundo ela, as pessoas que moram juntas e compartilham suas contas não serão afetadas e continuarão tendo acesso a funcionalidades como perfis separados. Além disso, os assinantes standard e premium continuarão com as transmissões simultâneas.

 

Transferência de perfil

Outra medida que será testada nos três países é a transferência de perfil de uma conta para outra. Atualmente, cada assinante da plataforma pode criar até cinco perfis com listas de preferências e históricos próprios.

Com a mudança, o perfil poderá ser migrado para outra conta sem afetar o algoritmo — é como se o usuário pudesse fazer a “portabilidade” de seus dados de uso e de suas preferências. O objetivo do recurso é motivar os beneficiários do acesso compartilhado a terem sua própria assinatura. “Reconhecemos que as pessoas contam com diversas opções de entretenimento, então queremos garantir que os novos recursos sejam flexíveis e úteis aos membros, cujas assinaturas financiam nossos incríveis programas de TV e filmes”, disse a empresa em nota.

Após um longo período de tolerância, a Netflix está pronta para aderir à nova estratégia. A empresa, que ganhou 8,2 milhões de assinantes entre setembro e dezembro de 2021, fechou o ano com 221 milhões e enfrenta a concorrência crescente de outras plataformas de streaming.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela