Governo do RS revisa bandeira vermelha nas regiões de Santa Maria e Santo Ângelo

16/06/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

O governador Eduardo Leite afirmou, na tarde desta terça-feira (16), a revisão das bandeiras vermelhas atribuídas às regiões de Santa Maria e de Santo Ângelo. Após ouvir argumentos dos prefeitos dessas regiões, o Piratini coloca essas zonas novamente sob a bandeira laranja, que aponta risco médio e permite que o comércio e a indústria, entre outros setores da economia, permaneçam abertos, respeitando uma série de medidas de segurança. As zonas de Uruguaiana e da Serra não conseguiram apresentar indicadores para reverter o quadro de bandeira vermelha e continuam com o nível de restrição mais elevado. 
O anúncio do governo ocorre após o clima beligerante entre o Piratini e os prefeitos das quatro regiões que receberam a bandeira vermelha na última atualização. Na segunda-feira (15), as partes se reuniram para tentar chegar em acordo após integrantes das áreas da Serra e da Fronteira Oeste contrariar a determinação do governo estadual. O governador explicou que a área de Santa Maria conseguiu a revisão graças à inclusão de sete novos leitos de UTI que não estavam na última atualização do modelo estadual. Na região de Santo Ângelo, a estabilização de internaçõesajudou na mudança do cenário
Leite também anunciou que o Estado vai mudar o formato de atualização do modelo de distanciamento controlado contra o coronavírus. Agora, os dados que servem como base para o sistema de bandeiras serão agrupados na quinta-feira, consolidados na sexta-feira e enviados aos municípios, que poderão contestar a posição do governo. Em seguida, o gabinete de crise se reunirá às segundas-feiras para avaliar as alegações. Depois dessa fase, a atualização do modelo será fechada e valerá a partir de terça-feira. 
— Não faz nenhum sentido nos apegarmos a um formalismo tamanho que vai gerar repercussão tão pesada na vida das pessoas e por mero capricho técnico nós ficamos presos nos dados da forma errada que venham a ter sido lançados — disse Leite em transmissão ao vivo. 
Até o momento, a revisão era informada aos sábados e começava a valer a partir das segundas-feiras. 

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela