Orquestra Theatro São Pedro resgata trilhas sonoras dos filmes de Tarantino em concerto inédito

16/04/2024
Fonte: Assessoria de imprensa / Foto: Vitória Proença

Fonte: Assessoria de imprensa / Foto: Vitória Proença

Em apresentação inédita no dia 25 de abril, quinta-feira, às 20h, a Orquestra Theatro São Pedro aproxima a música de concerto do universo do pop e do cinema através das trilhas sonoras dos filmes de Quentin Tarantino, um dos mais conceituados cineastas da atualidade. Sob regência e direção artística do maestro Evandro Matté, o concerto terá participação dos cantores Andréa Cavalheiro e Rafael Gubert e contará com canções e peças instrumentais marcantes de obras do diretor e roteirista norte-americano.

No palco do Theatro São Pedro, a orquestra resgatará temas que vão do longa-metragem de estreia de Tarantino, Cães de Aluguel (1992), até o seu mais recente lançamento, a comédia dramática Era uma Vez em... Hollywood (2019), protagonizada por Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie. O repertório ainda destaca músicas como Bang Bang, de Nancy Sinatra, e outras faixas dos dois volumes de Kill Bill (2003 e 2004), que tiveram suas trilhas organizadas e produzidas pelo renomado rapper RZA, do Wu-Tang Clan, e por Robert Rodriguez.

Também integram o programa canções de cenas icônicas de Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994), como You Never Can Tell, de Chuck Berry, que embalou a conhecida dança entre Uma Thurman e John Travolta no filme; além de faixas com o clima faroeste de Django Livre (2012), e a diversidade da seleção musical de Bastardos Inglórios (2009), que vai de Cat People (Putting Out Fire), do astro David Bowie, a Rabbia e Tarantella, do maestro e compositor italiano Ennio Morricone. Completam a seleção outras duas composições de Morricone: Paranoia Prima, que foi escolhida por Tarantino para À Prova de Morte (2007); e L' Ultima Diligenza di Red Rock, que faz parte da trilha sonora original de Os Oito Odiados (2015), premiada com o Oscar.

A apresentação ainda será ilustrada por cenas dos filmes de Tarantino, projetadas em um telão sobre o palco. Os ingressos para o concerto custam entre R$ 10 e R$ 40 e podem ser adquiridos no site www.theatrosaopedro.rs.gov.br.

 

Andréa Cavalheiro (cantora)

Canta na The Hard Working Band, indicada duas vezes ao Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre. Atuou no musical Cartola, produção de São Paulo que viajou por sete Estados do Brasil em 2016. Foi a segunda colocada no Festival de Música da Aliança Francesa, em 2022. Também atua como professora de canto e de técnica vocal.

 

Rafael Gubert (cantor)

Foi vocalista da Akashic, banda que lhe proporcionou experiência internacional e a gravação de dois CDs. Em 2001, foi premiado com o Oscar Della Musica em Roma, na Itália. Em 2002, participou da gravação do CD Gemini, do guitarrista português Paulo Barros, gravado na cidade de Porto, em Portugal e lançado na Europa e na América do Sul. Desde 2003, realiza trabalho acústico com Tita Sachet e, desde 2008, é vocalista da banda Hardrockers. Já solou ao lado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre na primeira edição do Pink Floyd Sinfônico, em 2019.

 

Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro, da OSPA e do Festival Internacional SESC de Música em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; na University of Georgia, nos Estados Unidos; e no Conservatoire de Bordeaux, na França. Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Áustria, Colômbia, Chile, México e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

 

Orquestra Theatro São Pedro

Fundada em 1985, a OTSP tem o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. Desde o seu surgimento, é mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Tendo como atributos a criatividade, a originalidade e a excelência, apresenta uma programação diversificada com obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira, recebendo em seus concertos solistas de renome nacional e internacional. Tem em seu calendário os Concertos Série Theatro São Pedro, a Série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e a Série Concertos Comunitários Zaffari.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela