Volkswagen Nivus será maior, mas ficará abaixo do T-Cross

16/04/2020
Fonte: G1 / Auto Esporte

Fonte: G1 / Auto Esporte

A Volkswagen revelou nesta quarta-feira (15) mais imagens e detalhes do Nivus, que chega no primeiro semestre mesmo com a pandemia do coronavírus. Ainda sem preços, o modelo ficará entre o Polo e o T-Cross, mas apostará em tecnologias de segmentos superiores.
Para garantir o posicionamento intermediário e a “popularização” de recursos tidos como premium, uma limitação precisou ser feita: todas as configurações serão equipadas exclusivamente com motor 1.0 turbo. A motorização entrega até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, e será sempre acompanhada do câmbio automático de 6 marchas. Questionada pelo G1 sobre a exclusividade mecânica, a marca disse que quem desejar motorizações menores pode optar pelo Polo (com os 1.0 e 1.6 aspirados) e, maiores, pelo T-Cross (como o 1.4 turbo).


‘Mini-SUV-cupê’ do Polo
O formato de cupê, que já atingiu até o Porsche Cayenne e sugere mais esportividade, é um dos recursos vindos de segmentos premium. Como mostram as novas imagens, o modelo terá aparência mais arredondada em relação aos demais SUVs da marca. Na traseira, as lanternas serão unidas. Ele será o primeiro a adotar o novo logo da marca no Brasil.
Por causa das linhas, o Nivus será maior e mais baixo do que o T-Cross. Serão 4,27 metros de comprimento (contra 4,20 m do “irmão”) e 1,49 metro de altura (contra 1,57 m). A distância entre-eixos será de 2,57 metros, a mesma do Polo. Todos compartilham a plataforma modular MQB. O destaque fica para o porta-malas de 415 litros - maior do que os 373 do primeiro nível do T-Cross, do que os 300 litros do Polo e do que os 393 litros do Chevrolet Tracker, principal novidade entre os SUVs compactos.
Todos os ajustes de direção e suspensão serão próprios para o Nivus, assim como o eixo traseiro, de maior rigidez torcional em relação ao Polo. Também em comparação com o hatch, a suspensão será elevada em 1 centímetro. As rodas serão de liga leve de 17 polegadas.


Tecnologias do andar de cima
A Volkswagen ainda não detalhou as versões do Nivus, mas garantiu que todas serão equipadas de fábrica com controle de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial, assistente de partida em rampas e sistema XDS+, que auxilia na trajetória de curvas em altas velocidades. Outros itens tecnológicos estarão disponíveis, porém, estes deverão variar de acordo com os níveis de acabamento. Entre eles estão faróis e lanternas de LEDs, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, frenagem automática pós-colisão e alerta de distância do veículo à frente.
Uma imagem divulgada há pouco mais de um mês revelou também a existência de sistema semi-autônomo de estacionamento e start-stop. O Nivus também será o responsável por inaugurar um inédito sistema de entretenimento da marca, batizado de VW Play, com streaming e outros serviços ainda não revelados.


Do Brasil para a Europa
Com produção em São Bernardo do Campo (SP), o Nivus será o primeiro modelo totalmente desenvolvido na América do Sul que também será produzido e comercializado na Europa. O mercado brasileiro será o primeiro a receber o modelo, ainda no primeiro semestre deste ano. A partir do segundo semestre, será a vez dos demais países sul-americanos. De acordo com a marca, a pandemia do coronavírus não deve afetar os planos.


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