Câmara promoverá audiência pública sobre o Kerb no próximo dia 28

15/10/2019
Vereadores também aprovaram pedido sobre despesas do evento

Vereadores também aprovaram pedido sobre despesas do evento

A Câmara de Vereadores de Dois Irmãos aprovou na sessão desta segunda-feira (14), por unanimidade, dois requerimentos relacionados ao Kerb de São Miguel. O primeiro, proposto por Paulinho Gehrke (PP), convida o secretário de Turismo, Edson Maicá Severo, para fazer uma avaliação sobre a festividade. O segundo, de autoria de Sérgio Fink (MDB), propõe uma audiência pública para tratar do tema, convidando, além do secretário, os grupos festivos, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e comerciantes em geral, especialmente da área central, bem como as Igrejas do município. 
Por conta destes requerimentos, o Poder Legislativo realizará uma audiência pública no próximo dia 28 (segunda-feira), às 18h30. O presidente Sérgio Fink destacou que é importante a comunidade participar e dar sugestões de melhorias. “Nesta audiência vai se discutir a forma do Kerb. Não se disse aqui que ele foi ruim. No Kerb, a gente comemora a tradição de São Miguel, um juramento que os imigrantes alemães fizeram. O que aconteceu na Avenida São Miguel e no entorno do lonão (Largo Felippe Seger Sobrinho) foi perfeito. Agora, o que ocorreu na Avenida 25 de Julho, eu lamento”, disse ele. “O nosso Kerb não é para ‘fazer’ número de pessoas; o nosso Kerb é para comemorar as nossas tradições, e serão todos bem-vindos, independente da questão social. Mas que venham pessoas que agreguem, que tenham postura. O que ocorreu na 25 de Julho não se justifica para a nossa cidade. Não podemos ter crianças bebendo, consumo de drogas a céu aberto, sexo explícito na rua, gente dançando em cima de carro de som seminu... Nós não queremos isso para Dois Irmãos”, acrescentou.
Sérgio afirmou ainda que o objetivo dos vereadores é colaborar com melhorias ao evento, apesar das críticas. “Já fui criticado por algum membro do Executivo – que não foi a prefeita (Tânia da Silva) –, mas nós estamos procurando o melhor. Essa audiência não é uma manifestação político-partidária. A gente está aqui para ajudar, não para criticar. Se algumas pessoas do governo não entendem, eu lamento. Nossos cargos foram concedidos pelo povo, e não de favor de ninguém. Um Executivo forte só pode existir se tem um Legislativo forte”, concluiu o presidente, reiterando o convite a todos para o dia 28, principalmente os que são atingidos diretamente, como moradores e comerciantes da área central.



PEDIDO DE INFORMAÇÕES
Ainda sobre o Kerb, também foi aprovado um pedido de informações encaminhado por Léo Büttenbender (PSB).  No documento, o vereador solicita o seguinte: 1) Qual o valor das despesas efetuadas pelo município de Dois Irmãos no evento do Kerb 2019, em relação aos seguintes itens: a) Divulgação do evento (folder, jornais, rádios); b) Atrações culturais (bandas, etc); c) Decorações diversas; d) Locação de banheiros químicos; e) Estruturas para cobertura no Largo Felippe Seger Sobrinho; f) Sonorização e palco; g) Despesas com alimentação; h) Segurança do evento; i) Horas extras de servidores. 2) Houve projeto aprovado pela Lei Rouanet ou pela Lei de Incentivo à Cultura? Quem foram os apoiadores e qual o valor total captado? 3) Qual o valor investido com recursos do município? 4) Qual o valor repassado a produtora Um Cultural? 5) Qual a receita líquida obtida com o evento realizado para os cofres públicos do município?

A propósito do pedido de Léo, Eliane Becker (PP) destacou todo o esforço que é feito pela administração municipal na organização de um evento deste porte. “Ninguém reconhece o que tem por trás das cortinas de um Kerb. Sobre todas essas perguntas, quero ver qual é o prefeito que consegue tirar e zerar um valor de investimento que o município está fazendo. Como ter um turismo gratuito? Em que local fazer o Kerb? Porque o Complexo (Esportivo) Norberto Rübenich, o antigo SESI, não é local. Vão fugir para onde? Todo mundo vai correr para dentro do arroio se acontecer alguma coisa, se um louco entrar lá com um revólver? A gente tem, sim, questões a debater”, comentou a vereadora. 


(Foto: Octacílio Freitas Dias)

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela