Dia do Homem: Uma data para refletir sobre as questões de saúde

15/07/2021
Urologista Raul Guilherme Goulart de Andrade

Urologista Raul Guilherme Goulart de Andrade

O Dia do Homem é uma data criada em nível nacional, celebrada no dia 15 de julho.  A comemoração foi inspirada no Dia Internacional do Homem, comemorado no mundo todo no dia 19 de novembro. Ambas as datas tem como objetivo discutir assuntos que possam atingir o sexo masculino, com o foco em uma conscientização em relação a questões de saúde.

O médico urologista Raul Guilherme Goulart de Andrade, formado pela Universidade Federal de Rio Grande, fala na entrevista a seguir sobre pontos importantes relacionados à saúde masculina.

 

Quais questões da saúde do homem devem ser ressaltadas?

Raul Guilherme – O principal tema relacionado à saúde masculina e que mais causa dúvidas e tabus é o Câncer de Próstata, que é o segundo tumor maligno mais comum no homem, perdendo apenas para o câncer de pele. Outra doença relevante e frequente é a Hiperplasia Benigna da Próstata, que é um crescimento da próstata causando obstrução à saída da urina trazendo muitos sintomas desagradáveis aos pacientes como: jato urinário fraco, vontade frequente de ir ao banheiro, acordar durante a noite para urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Além disso, existem os distúrbios sexuais dos quais destaco a disfunção erétil e ejaculação precoce. Nos pacientes mais velhos temos também a diminuição da testosterona que causa uma perda da qualidade de vida, essa diminuição é chamada de DAEM (Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino).

 

Os homens vão ao consultório para tratar um problema quando ele está mais sério ou normalmente fazem exames de rotina?

Raul Guilherme – Homens costumam ir menos ao médico devido sua sensação de onipotência. Muitos vêm por pedido de familiares ou quando tem sintomas incapacitantes. Felizmente cada vez mais, graças às campanhas educativas, os homens estão procurando o atendimento médico e também se conscientizando sobre sua saúde. Mas infelizmente uma porção importante dos homens, em especial os mais velhos, deixam para procurar ajuda quando os sintomas estão graves ou em casos extremos, numa internação hospitalar, por exemplo.

 

Quais são os exames e as atividades preventivas que eles devem fazer? 

Raul Guilherme – Para prevenção de doenças, o mais importante é não fumar, ter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas. De exame preventivo, a Colonoscopia para Câncer de Intestino Grosso é um importante aliado e deve ser realizado a partir dos 50 anos. Para o Câncer de Próstata, não temos exame de prevenção, e sim de diagnóstico precoce, e estes são o exame de PSA que é dosado no sangue e o toque retal. Estes dois exames devem ser realizados a partir dos 45 anos nos pacientes com histórico familiar de Câncer de Próstata ou Mama e nos pacientes sem histórico familiar a partir dos 50 anos. É importante ressaltar que todos os homens desde a sua adolescência devem consultar regularmente um urologista para acompanhamento de sua saúde global assim como de alguma eventual doença. O urologista é um profissional aliado da saúde masculina.

 

(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela