Serviço de streaming e transporte por aplicativo entram no cálculo da inflação

14/10/2019
Fonte: Época Negócios

Fonte: Época Negócios

O IBGE vai atualizar a lista de produtos e serviços usada para medir a inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A partir de janeiro de 2020, 56 novos elementos serão avaliados pelo instituto para calcular a inflação. Entre as novidades, está a inclusão do serviço de streaming e do transporte por aplicativo na lista. Também haverá alterações na lista dos alimentos analisados pelo IBGE. Entre as mudanças, saem da lista produtos como amido de milho, coco ralado e patê. Ao passo em que macarrão instantâneo, açúcar demerara e suco em pó foram incluídos.
Essas mudanças nos componentes da inflação têm como base os resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, que atualizou os hábitos de consumo, despesas e renda das famílias. Outra alteração no cálculo no IPCA será o peso dos grupos. Em 2020, os transportes serão o principal componente da inflação, representando 20,8% do total. Até então, quem detinha esta posição era o grupo de Alimentos e Bebidas, que diminuiu sua participação para 19%. “Ficamos muito tempo sem ter uma POF e temos uma mudança cada vez mais rápida no padrão tecnológico. Tivemos a saída de alguns itens que realmente não encontramos mais. Ao mesmo tempo, tivemos a entrada de produtos que estão no cotidiano de milhões de brasileiros”, explicou o gerente de Índice de Preços do IBGE, Pedro Kislanov.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela