Música sobre história do DTG Porteira Aberta está disponível no Spotify

14/08/2020
Invernadas se destacam nas apresentações

Invernadas se destacam nas apresentações

Lançada oficialmente em setembro de 2019, a música “Templo de Histórias e Sonhos”, do compositor João Lucas Cirne, que conta a trajetória do DTG Porteira Aberta, de Dois Irmãos, agora pode ser conferida também no Spotify. O lançamento na plataforma ocorreu no mês de julho. 
Fundador do DTG ao lado de Milton José Minuzzo e do atual patrão Fernando Gassen, Magno Luis Bittencourt, atual presidente da Associação dos Funcionários do Grupo Herval, conta que a música chegou para eternizar os primeiros anos de história da entidade, marcada por desafios e o desejo de cultivar a tradição gaúcha. “Foi muito emocionante escutá-la pela primeira vez. Passa um filme na cabeça; faz lembrar cada momento que vivemos e tudo o que construímos voluntariamente até aqui, por amor à tradição e pelo desejo de incentivar nossos filhos a levarem nossa cultura adiante”, completa ele. 
De acordo com Magno, a ideia de criar uma música em homenagem à entidade surgiu a partir de uma conversa entre a patronagem, o instrutor Rafael Descovi, responsável pelas invernadas Mirim e Juvenil, e as coordenadoras dos grupos, Angelica Horn, Sandra Scholles e Roseli Diel de Oliveira. O crescimento dos grupos artísticos também motivou a composição, que fará parte das entradas nas apresentações das invernadas.



A HISTÓRIA
Em 2012, um grupo de amigos e membros da Associação dos Funcionários do Grupo Herval decidiu fazer uma Semana Farroupilha. “Em duas semanas, preparamos tudo: acampamento, cardápio e divulgação”, lembra Magno, contando que a ideia culminou na criação do Piquete Gaudérios da Herval. “Na época, conseguimos fazer uma grande Semana Farroupilha. Muito surpresos com o sucesso, decidimos fazer um galpão de aproximadamente 60m², o que, na época, achávamos suficiente, e encaminhamos a filiação ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. A partir dali, passamos a nos chamar Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Porteira Aberta”, conta Magno.
Já em 2013, foi criado o primeiro grupo artístico da entidade, a Invernada Mirim. “Em pouco tempo, o DTG ficou conhecido em rede nacional, tendo participação em canais de TV e jornais por ser uma das poucas entidades que trabalha, na dança, com crianças com deficiência”, lembra Magno, contando que logo depois foi fundado também o grupo Juvenil. 
Atraindo cada vez mais a comunidade ao galpão, o DTG precisou ampliar o seu espaço físico. A obra, novamente com o apoio da Associação dos Funcionários do Grupo Herval, saiu do papel. Hoje, a entidade conta com uma área total de 1.725m², que funciona, também, como Centro Cultural da Associação dos Funcionários do Grupo Herval. O local tem capacidade total para 800 pessoas sentadas, além de toda a área de serviço com dois camarins, espaço Kids com brinquedos e dormitório para crianças. A inauguração oficial será após a pandemia. 
Atualmente, o DTG conta com 4 mil associados. Os grupos artísticos, Mirim e Juvenil, contam com 30 crianças e adolescentes. A entidade também criou, pouco antes da pandemia, um grupo pré-mirim, que já conta com aproximadamente 15 crianças. 

 

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela