Alunos da Arno Nienow falam sobre acessibilidade na tribuna popular

14/08/2019
Rodrigo e Thailer expuseram seu trabalho aos vereadores

Rodrigo e Thailer expuseram seu trabalho aos vereadores

Antes da sessão de segunda-feira (12), na Câmara de Vereadores, dois alunos da escola municipal Arno Nienow (Navegantes) usaram o espaço da tribuna popular para falar sobre acessibilidade em Dois Irmãos. Thailer Wesley da Silva Lima e Rodrigo Expedito Falkoski se pronunciaram sobre um projeto de pesquisa apresentado por eles na 2ª MOPPAN – Mostra de Projetos de Pesquisa Arno Nienow, que aborda a questão da acessibilidade para cadeirantes.
Na solicitação do espaço ao Poder Legislativo, a técnica de apoio pedagógico Magda Raquel Glienke Benati destacou a importância da iniciativa:
- O presente trabalho dos alunos visa descobrir se comércios e repartições públicas no Centro da cidade de Dois Irmãos possuem acessibilidade para cadeirantes. O tema se faz importante para o grupo, devido ao fato de um colega da turma ser cadeirante e ter relatado as suas dificuldades diárias. Assim, o grupo busca, por meio deste trabalho, desenvolver um projeto que possa lhe ajudar no dia-a-dia. Para atingir tal objetivo, o grupo fez pesquisa de campo para averiguar se cinco estabelecimentos comerciais do Centro da cidade de Dois Irmãos têm acessibilidade para cadeirantes. Constatou-se que nenhum dos estabelecimentos visitados tinha acessibilidade completa, alguns possuíam apenas rampas, mas tinham corredores apertados ou prateleiras altas, e outros não possuíam nem rampas de acesso. Por meio de um questionário feito aos donos ou funcionários desses estabelecimentos, descobriu-se que os proprietários dos prédios não permitem mudanças em suas fachadas, o que explica a falta de rampas. De forma a resolver a questão, o grupo propõe que a Câmara de Vereadores redija um projeto de lei que possa solucionar este problema. 


(Foto: Divulgação / Câmara)


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela