
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias
A projeção é que o calorão volte ao Rio Grande do Sul no domingo (16), seguindo pelo início da outra semana. As máximas podem passar dos 35°C em algumas regiões. Até lá, é a chuva e a baixa temperatura no amanhecer que se destacam na previsão do tempo.
Nesta sexta-feira (14), a atuação de um ciclone extratropical em alto-mar estimula a entrada de vento de origem marítima sobre a costa gaúcha. Segundo a Climatempo, o fenômeno não tem grande influência no tempo, mas favorece a formação de chuva, ainda que fraca, sobre o Leste e parte da Serra. Nas demais regiões do Estado, a sexta-feira foi de tempo firme com sol entre nuvens.
Até sábado (15), as máximas não devem passar dos 30°C nas regiões da fronteira com a Argentina e no Noroeste. Durante a tarde, a temperatura deve chegar à casa dos 27°C ou 28°C em diferentes cidades, inclusive no centro-oeste do Estado.
– No sábado, ainda não faz 30°C. O calor vai começar a ganhar força a partir do domingo. Aí sim começaremos a ter pontos do Estado que vão passar dos 32°C e 33°C já, principalmente nas áreas do Oeste. Esse calor vai se espalhando pelo RS ao longo da semana – afirma Murilo Lopes, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A partir de segunda-feira (17), outras áreas começarão a ter temperatura mais alta. De toda forma, o meteorologista ressalta que esse período não deve ser quente como os registrados em fevereiro e no início de março.
Próximos dias – Dois Irmãos
– Sábado, dia 15: Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens. 15°C / 25°C
– Domingo, dia 16: Sol com algumas nuvens. Não chove. 15°C / 27°C
– Segunda, dia 17: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 19°C / 28°C