
(Fotos: Corpo de Bombeiros / Divulgação)
Entre os meses de setembro e novembro de 2024, o Corpo de Bombeiros realizou treinamentos de evacuação em todas as doze escolas da rede municipal de Dois Irmãos. A atividade, determinada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, teve como objetivo garantir a preservação da vida e do patrimônio, assim como a tranquilidade e a segurança da comunidade escolar.
Somadas as doze escolas, as atividades, teóricas e práticas, reuniram mais de 3 mil alunos das turmas da educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. “Foi muito válido. Acredito que atingimos o objetivo primário: aproximação da corporação com a comunidade, orientações dos itens de prevenção já instalados nas escolas e marcar o tempo resposta no trajeto até a escola evacuada”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros no município, Sargento Elessandro Rômulo da Silva. Segundo ele, a corporação se colocou à disposição da Secretaria Municipal de Educação para aperfeiçoar e implementar novos projetos de segurança contra incêndio e atendimentos de emergência dentro da realidade escolar.
Conforme o sargento Rômulo, o tempo resposta mais longo foi de 12 minutos, registrado no treinamento da escola Albano Hansen, do Travessão, o bairro mais distante do quartel. Nas demais escolas, o tempo resposta foi de 5 a 6 minutos. Segundo ele, o tempo começa a contar a partir do momento em que o caminhão sai do quartel.
Secretária de Educação, Denise Maria Maldaner ressaltou a importância do treinamento, destacando a preocupação da pasta com a vida dos estudantes e profissionais da educação, assim como de toda a comunidade escolar. “Agradecemos muito ao Corpo de Bombeiros por esta parceria, tão importante e necessária”, diz ela, destacando que a iniciativa prepara profissionais para que ajam com cautela em casos de sinistro.