RS registra mais nove mortes por Covid e tem menor média móvel de óbitos em 475 dias

13/10/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

O Rio Grande do Sul registrou nesta quarta-feira (13) o menor índice da média móvel de mortes por coronavírus desde 25 de junho de 2020. Nas últimas 24 horas, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou nove óbitos por Covid-19, que aconteceram entre 5 e 12 de outubro. Com eles, o Rio Grande do Sul chega a 35.070 vítimas da pandemia. Porém, a média móvel de mortes é de 13, o patamar mais baixo em 475 dias — ou um ano e três meses e meio. Além disso, ela está em queda, com variação de -41% em comparação com 14 dias atrás.

A SES também identificou mais 419 infectados pelo coronavírus. Assim, o Estado chega a 1.450.212 casos confirmados desde o começo da pandemia. Do total, 1.408.619 (97,1%) são considerados recuperados, 6.427 (0,5%) estão em acompanhamento, e a taxa de letalidade segue em 2,4%. A média móvel de casos volta à estabilidade com 3% a mais do que há duas semanas atrás, o que está dentro da margem de 15%. Tanto o número de infectados como de mortos pode ser afetado pelos registros durante o feriado, mas as médias atenuam essas diferenças e confirmam a tendência observada nos últimos dias.

 

Vacinação

O vacinômetro da SES teve nova atualização no balanço da vacinação e, com isso, apenas 1,39 mil doses foram inseridas nas últimas 24 horas. Portanto, os índices são semelhantes aos de terça. São 8,39 milhões de pessoas vacinadas no RS, ou seja, mais de 73,1% dos residentes no estado receberam ao menos uma dose dos imunizantes. Desses, 6,11 milhões receberam ambas as doses ou a vacina de dose única, o equivalente a 53,3% da população com o esquema vacinal completo. E mais 185,5 mil pessoas receberam a dose de reforço, o que corresponde a 1,6% do total de moradores.

O consórcio de veículos de imprensa utiliza dados atualizados do IBGE e considera imunização completa apenas com ambas as doses ou a vacina da Janssen. Logo, os dados podem diferir levemente dos levantamentos oficiais das secretarias de Saúde.

 

Hospitalização

A taxa de ocupação dos leitos de UTI voltou a subir e estava próxima a 61% da capacidade total na tarde desta quarta, com 1.996 pacientes em 3.301 vagas de UTI, em torno de 60 a mais do que no dia anterior. O percentual de pacientes com coronavírus ou suspeita de síndrome respiratória aguda grave em tratamento, entretanto, não foi afetado e permanece em 30%. As demais vagas são ocupadas por pessoas com outras doenças.

As regiões Covid de Passo Fundo, Cachoeira do Sul e Pelotas estão com superlotação nos leitos privados, e Canoas e Novo Hamburgo apresentam ocupação acima do nível crítico. No geral, com vagas disponíveis no SUS, nenhuma região Covid apresenta esgotamento na oferta de leitos adulto em UTI — exceto Cachoeira, que tem apenas uma vaga disponível no momento.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela