
(Fotos: Divulgação / PMDI)
A conexão da neurociência com a aprendizagem esteve presente no painel do neurocientista Guilherme Nogueira, na manhã de quarta-feira (12), no segundo dia de atividades do I Fórum Municipal de Educação e Alfabetização de Dois Irmãos.
Nogueira trouxe várias abordagens que impactam na aprendizagem, destacando que a qualidade do aprendizado está vinculada à quantidade e qualidade das conexões neurais “e que o cérebro é cheio de apetite, não é uma estrutura inanimada, um recipiente vazio, aguardando para ser preenchido”. Ele também reforçou a importância do afeto, afirmando que o abraço, o acolhimento, a atenção ao outro tem base na essência do existir humano enquanto verdadeiramente humano. “Quando eu olho no teu olho e te dou atenção, isso te gera um alto grau de satisfação, de sentimento de pertencimento”, afirmou.
O encontro ocorreu no Salão de Atos da Universidade Feevale, reunindo professores, monitores, secretários de escola, serventes, estagiários, motoristas, diretores, vice-diretores, técnicos de apoio pedagógico e servidores da Secretaria de Educação. O prefeito Jerri Meneghetti e o vice-prefeito Juarez Stein fizeram questão de assistir a toda apresentação do neurocientista. “O início do ano letivo é também mais uma oportunidade de agradecer pelo trabalho incansável de cada um de vocês, pela diferença que vocês fazem na vida das nossas crianças e na vida da sociedade de Dois Irmãos”, agradeceu o chefe do Executivo.
A secretária de Educação, Denise Maldaner, lembrou que a comunidade de Dois Irmãos acompanha de perto a educação e destacou a importância da formação permanente na área. “Estamos muito felizes com a realização do I Fórum de Educação e Alfabetização. Sabemos que a educação é o que nos move, e é por isso que estamos aqui, pois trabalhamos não com a exclusão, mas com a inclusão, proporcionando este momento tão importante no início de um período letivo”, enfatizou ela.
Também prestigiaram o momento os vereadores Betinho Klein e Andrea Blume, o secretário da Fazenda, Afonso Bastian, e o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa. Vale lembrar que o I Fórum de Educação e Alfabetização já teve atividades na terça (11) e continuou nesta quinta (13) com novas palestras e grupos de estudos.