(Fotos: Divulgação / PMDI)
Na última quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores, foi realizada a 1ª Conferência do Fórum Municipal de Educação de Dois Irmãos (FMEDI). O encontro reuniu representantes de 26 entidades, entre órgãos públicos, escolas, conselhos, sindicatos e organizações da sociedade civil, para debater e definir os rumos da educação municipal para os próximos dez anos.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMEDI) e pelo Conselho Municipal de Educação (CME), com a participação da secretária Denise Maldaner, e do presidente do Conselho, Vilson Selch, além de representantes das mais diversas entidades do município. Na abertura, a secretária destacou a importância do momento: “A importância deste momento histórico para a Educação de Dois Irmãos”, destaca ela.
Durante a conferência, foi constituída a Comissão Gestora Municipal do FMEDI, órgão que atuará como coordenação geral do Fórum, em conjunto com a SMEDI e o CME. O colegiado será responsável por convocar e coordenar reuniões, monitorar o processo de elaboração do novo Plano Municipal de Educação e acompanhar a implementação de suas metas.
A plenária também aprovou, por unanimidade, o Regimento Interno do FMEDI, documento que regulamenta o funcionamento, a composição e as atribuições do Fórum.
Próximos passos
Com a estrutura do Fórum estabelecida, o próximo passo previsto é a elaboração de um diagnóstico completo da rede municipal de educação, baseado em estatísticas oficiais, como dados do IBGE e indicadores educacionais do município.
O levantamento subsidiará a construção do novo Plano Municipal de Educação (PME) 2026–2036, de caráter decenal, que definirá as metas e estratégias para a educação de Dois Irmãos pela próxima década.
“A realização da 1ª Conferência do FMEDI marca o início de um processo coletivo e democrático de planejamento educacional que, ao longo dos próximos meses, irá envolver escolas, famílias, estudantes, professores e toda a comunidade de Dois Irmãos na definição do futuro da educação municipal”, afirmou a secretária Denise