Curto Arte encantou público alemão com espetáculo O Retrato

12/06/2019
Comitiva de Dois Irmãos esteve na Alemanha em maio

Comitiva de Dois Irmãos esteve na Alemanha em maio

A companhia de teatro Curto Arte, de Dois Irmãos, realizou um grande sonho com a viagem para a Alemanha, no mês passado. O grupo fez parte da comitiva cultural que levou um pedaço da história de Dois Irmãos à região de onde vieram os primeiros imigrantes. “Foi uma troca de experiência incrível”, afirma o diretor Carlos Alberto Klein, o Betinho.
A equipe da Curto Arte encaminhou à redação do JDI fotos e um breve texto sobre as impressões da viagem (confira abaixo na íntegra). Em terras alemãs, a companhia apresentou seu premiado espetáculo O Retrato, com os atores Betinho Klein e Cristiano Schenkel. A peça, traduzida para o alemão como “Wie es Früher War”, aborda temas como colonização, agricultura familiar, processo de industrialização e êxodo rural. A prefeita Tânia da Silva também esteve na Alemanha, com o objetivo de dar sequência às tratativas do processo de co-irmandade com a cidade de Ramstein-Miesenbach. 


Curto Arte na Alemanha
Depois de 27 anos na estrada, a Curto Arte realizou um sonho, o de levar um dos seus espetáculos mais premiados para a Europa: “O Retrato”. Subindo cinco vezes aos palcos alemães, e mostrando o quanto é importante a troca cultural entre os dois países, podemos dizer que ao longo da turnê aprendemos muito e também ensinamos muito. O Brasil, apesar de ser um país novo quando comparado à Europa, tem muitos valores para passar, principalmente no aspecto histórico e cultural, através da nossa música, dança, teatro e literatura. Em muitos cantos do nosso país vivemos culturas diferentes, costumes e tradições que orgulham o nosso povo, e para os alemães isto é simplesmente mágico. 
O que mais impressionou a imprensa alemã daquela região e os organizadores das apresentações na Alemanha é o fato de ainda mantermos viva essa paixão de nos comunicarmos no dialeto, e que apesar de passados tantos anos ainda está viva a ligação entre estes dois países. Esta foi a primeira vez que um grupo brasileiro de teatro se apresentou na região do Hunsrück em alemão com o texto em dialeto Hunsrückisch, e isto nos mostra que a educação e a cultura podem, sim, abrir portas para nossos jovens e adultos.

(Fotos: Divulgação)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela