Vettel não renova contrato e vai deixar a Ferrari no fim da temporada 2020

12/05/2020
Fonte: Globo Esporte

Fonte: Globo Esporte

O casamento entre o alemão Sebastian Vettel e a Ferrari vai acabar com o término da temporada 2020 da Fórmula 1. A informação foi confirmada nesta terça-feira através de um comunicado oficial publicado no site e nas redes sociais da escuderia italiana. O tetracampeão mundial e a equipe não entraram em acordo após uma longa negociação, mas o piloto assegurou que questões financeiras não pesaram na decisão.
- Meu relacionamento com a escuderia Ferrari vai acabar com o fim de 2020. Para obter os melhores resultados no esporte, é vital que todas as partes trabalhem em perfeita harmonia. Eu e o time percebemos que não havia mais o desejo em comum de seguirmos juntos após o fim dessa temporada. Questões financeiras não tiveram parte nessa decisão conjunta. Essa não é a forma que penso para tomar certas decisões e nunca será - comentou Vettel.
O atual contrato com o piloto de 32 anos termina no final da temporada 2020. O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, e Vettel vinham negociando uma extensão. Informações veiculadas na mídia especializada deram conta de que o alemão, apesar do que ele disse em seu comunicado, não teria gostado dos valores e a duração. O tetracampeão queria um vínculo de mais três anos e teria receio de um possível favorecimento a Charles Leclerc, assinado até 2024 com a equipe italiana.
- Essa é uma decisão tomada em conjunto por nós e pelo Sebastian, uma que todas as partes creem ser pelo melhor. Não foi uma decisão fácil, dado o valor de Sebastian como piloto e pessoa. Não teve uma razão específica que levou à decisão, além do comum e amigável pensamento de que chegou a hora de tomarmos rumos diferentes em nossos objetivos - disse o chefe da escuderia.


Matia Binotto lembrou ainda o retrospecto de Vettel com a equipe.
- Sebastian é uma parte da nossa história, com suas 14 vitórias em Grand Prix fazendo dele o terceiro piloto com mais sucesso pelo time, e ele ainda é o que mais conquistou pontos para nós. Em cinco anos juntos, ele terminou no top-3 do Campeonato Mundial de Pilotos em três ocasiões, contribuindo de forma grandiosa para a presença constante da equipe na classificação do Mundial de Construtores. Em nome da Ferrari, quero agradecer ao Sebastian pelo seu grande profissionalismo e qualidades humanas durante esses cinco anos, os quais dividimos grandes momentos. Não conseguimos ganhar um título mundial juntos, o que seria seu quinto, mas acreditamos que ainda podemos tirar muito dessa incomum temporada 2020.


Vettel também falou sobre a situação atual no mundo em tempos de pandemia do novo coronavírus e como isso reflete na forma que as pessoas devem pensar sobre o que realmente importa para elas.
- O que vem acontecendo no mundo nesses últimos meses faz com que reflitamos sobre quais são as prioridades na vida. As pessoas precisam usar a imaginação e adotar um novo olhar sobre uma situação que mudou. Eu, pessoalmente, vou refletir mais sobre o que realmente importa quando chegar o momento no futuro. A escuderia Ferrari ocupa um lugar especial na Fórmula 1 e eu espero que consiga todo o sucesso que merece. Finalmente, quero agradecer a toda família Ferrari e todos os “tifosi” pelo mundo por todo o apoio que me deram ao longo dos anos. Meu objetivo imediato é finalizar meu relacionamento com a Ferrari compartilhando momentos bonitos juntos para adicionar a tantos que já tivemos até aqui.


FUTURO
Com a notícia confirmada, o futuro do tetracampeão é uma incógnita. A temporada da F1 está parada por conta do Covid-19, e a chamada silly season (dança das cadeiras) começou mais cedo do que o esperado. O caminho de Vettel poderia ficar entre Renault e McLaren, que já teriam demonstrado interesse em contratá-lo. Já as opções da Ferrari ficariam entre o australiano Daniel Ricciardo, da Renault, ou o italiano Antonio Giovinazzi, que compete pela equipe Alfa Romeo.
O espanhol Carlos Sainz, atualmente na McLaren, também está entre os nomes cotados para assumir a vaga de Vettel. Se isso acontecer, Ricciardo poderia ir para o lugar do espanhol na McLaren. No Twitter, o nome de Leclerc foi para os assuntos mais falados do momento no Brasil, e muitos fãs começaram a especular quem será o novo piloto no lugar de Vettel. Pelas postagens, o mais pedido é Ricciardo.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela