Luciano Orsi é eleito presidente da Amvars e do CP Sinos

11/12/2019
Prefeito Luciano Orsi

Prefeito Luciano Orsi

Por decisão unânime dos prefeitos reunidos em assembleia ordinária na manhã desta quarta-feira (11), no gabinete da prefeitura de Campo Bom, o prefeito da cidade, Luciano Orsi, foi eleito e empossado novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos – Amvars para 2020, sucedendo a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, que deixa a presidência dia 31 de dezembro. A eleição, que transcorreu de forma tranquila, com apenas uma chapa inscrita, teve a participação de prefeitos e da equipe técnica da Amvars e do Consórcio CP Sinos, que também será presidido por Orsi. Em cumprimento à legislação eleitoral e tendo em vista a intenção do prefeito em concorrer à reeleição, seu mandato na Amvars e no consórcio será interrompido em abril, quando assume a vice-presidente eleita Tânia da Silva, prefeita de Dois Irmãos.
Na assembleia desta quarta, os prefeitos comemoraram alguns pleitos que marcaram a entidade em 2019, entre eles a concretização do projeto do Cerco Eletrônico em seis cidades da região, trabalho que teve a participação direta da Amvars desde a obtenção de emendas parlamentares, passando pela execução de projeto e, por último, na liberação dos recursos financeiros em Brasília, no final de julho. O reconhecimento do Vale Germânico como região turística do Vale do Sinos foi outra conquista comemorada pelos prefeitos durante a prestação de contas do exercício. Temas relacionados à saúde, como a defasagem nos valores repassados à região para tratamento oncológico dos moradores e também os atrasos nos repasses do Governo do Estado aos municípios, também foram lembrados pelos prefeitos e destacados como pautas constantes da entidade.  
O presidente eleito da Amvars e CP Sinos disse em coletiva de imprensa após a eleição que para o ano de 2020 pretende focar esforços no consórcio público, levantando demandas dos gestores e promovendo pregões para registro de preços de produtos de interesse dos municípios. A exemplo do pregão de medicamentos promovido pelo CP Sinos e que resultou em deságio de até 80% em alguns itens licitados, ele defendeu que a compra coletiva é benéfica às prefeituras e pretende organizar ações com este propósito. 


CONQUISTAS DE 2019
A prefeita Fátima Daudt, além de agradecer a parceria dos demais gestores, lembrou os inúmeros desafios que a presidência lhe impôs em 2019, tendo na liberação dos recursos do cerco eletrônico – que exigiu inúmeras viagens a Brasília – um dos pontos mais relevantes do ano. “Hoje, o cerco é uma realidade, as obras estão andando e considero que demos um importante passo ao partirmos para a segunda etapa do projeto, tentando contemplar com emendas cidades que ficaram de fora na primeira fase”, disse ela, referindo-se ao evento realizado no final de novembro, no qual parlamentares e seus representantes foram apresentados à estimativa de custo da próxima etapa, prevista em cerca de R$ 9 milhões. Buscar parceria com a bancada gaúcha em Brasília para a captação de novas emendas também será um dos desafios da nova gestão. 
Os prefeitos destacaram na assembleia o importante papel da Amvars para a região dada a relevância socioeconômica do Vale do Sinos para o Estado, o que faz da Amvars uma importante ferramenta de interlocução colegiada. Segundo a presidente Fátima, a associação tem papel fundamental na defesa do desenvolvimento da região e na representatividade dos prefeitos, focando nos interesses da comunidade do Vale do Sinos. “Tivemos uma gestão de muitas conquistas e conseguimos manter a unidade, que é fundamental para nos fortalecer”, destacou. O ato de posse do prefeito Luciano Orsi ocorreu nesta quarta, quando teve início o processo de transição. Ele assumirá as duas entidades automaticamente em 1° de janeiro e a posse festiva tem data prevista para 16 de janeiro. Confira a diretoria de 2020:


AMVARS
Presidente: Luciano Libório Baptista Orsi - Campo Bom
Vice-Presidente: Tânia Terezinha da Silva - Dois Irmãos
Tesoureira: Corinha Molling - Sapiranga
Secretária: Carla Chamorro - Morro Reuter
Conselho Fiscal
Presidente: Ivete Grade - Estância Velha
Vice-Presidente: Ary Vanazzi - São Leopoldo 


CP SINOS
Presidente: Luciano Libório Baptista Orsi- Campo Bom
Vice-Presidente: Tânia Terezinha da Silva - Dois Irmãos
Tesoureira: Corinha Molling - Sapiranga
Conselho Fiscal
Presidente: Ivete Grade - Estância Velha


(Foto: Divulgação / Prefeitura de Campo Bom)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela