Transferência da referência de pacientes oncológicos de Novo Hamburgo é debatida com lideranças políticas

11/05/2022
Fonte: SES

Fonte: SES

A referência de atendimento oncológico dos munícipes de Novo Hamburgo entrou novamente em pauta na Secretaria da Saúde (SES), nesta terça-feira (10). O serviço, que até o momento era prestado pelo Hospital Regina, está sendo transferido para o Hospital Bom Jesus, em Taquara, em decorrência de pedido de não renovação do contrato por parte do Regina.

O contrato segue vigente até fim de maio, momento em que todos os pacientes que atualmente estão em tratamento oncológico em Novo Hamburgo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), deverão estar sendo atendidos em Taquara. Novas consultas já estão sendo realizadas no novo prestador do serviço. Está sendo cumprido um cronograma de transferência de pacientes.

Lideranças políticas, como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveir, e o deputado estadual Issur Koch, vereadores hamburguenses, incluindo o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Referência Oncológica do SUS da Câmara de Vereadores da cidade, vereador Enio Brizola, e representantes da Ordem de Advogados do Brasil e da Liga Feminina de Combate ao Câncer em Novo Hamburgo estiveram presentes na reunião. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, se mostrou disposta ao diálogo, e ressaltou que a reunião deveria contar com a presença da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, visto que a cidade possui gestão plena de seus recursos para a saúde. “Nosso papel como gestão estadual da Saúde é garantir o acesso da população que necessita do serviço em tempo oportuno. E foi o que fizemos ao negociar a transferência da referência para Taquara, não deixando ninguém desassistido”, completou Arita.

A diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, da SES, Lisiane Fagundes, explicou que os recursos para custeio dos serviços de oncologia, por serem considerados de alta complexidade, são provenientes do Ministério da Saúde, e são repassados igualmente para todos os prestadores de serviços, regulados por uma tabela de preços do SUS. O mesmo valor que deixa de ser repassado para Novo Hamburgo passa para o Hospital de Taquara, a fim de pagar as despesas do tratamento oncológico desses pacientes.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela