Vereadores analisam classificação de Dois Irmãos em qualidade vida

10/12/2020
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

A classificação de Dois Irmãos entre as cidades com melhor qualidade de vida do país repercutiu entre os vereadores na sessão de segunda-feira (7). O município alcançou o 6º lugar no ranking do Índice Brasileiro de Privação (IBP), divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para o estudo, foram utilizados os dados do último Censo do IBGE (2010), com três áreas de análise: educação, renda e condições de moradia.

Sérgio Fink (sem partido) destacou a importância do reconhecimento nacional. “É uma vitória de toda a população, da administração e desta casa também. Muitas pessoas às vezes não sabem a importância dos vereadores em uma cidade. Nós, aqui, com toda a responsabilidade, sempre fizemos o possível para que as coisas do município andassem”, disse. “Quero parabenizar os vereadores que se dedicaram para conseguir emendas que permitiram muitas melhorias. Também não podemos esquecer, além dos trabalhadores que geram a riqueza, dos empresários que investem nesta cidade e no seu funcionário. Aqui em Dois Irmãos tem empresa que paga 100% do auxílio-creche e que têm refeitório de primeiro mundo. Isso é responsabilidade social”, acrescentou o vereador.

Por fim, Sérgio aproveitou a oportunidade na tribuna para começar a se despedir do cargo. “Vou sentir falta de uma rotina de 12 anos e tenho orgulho de dizer que esta aqui foi uma obra que fiz em 2011. Tenho a consciência tranquila do trabalho bem feito”, declarou, referindo-se ao prédio do Poder Legislativo, adquirido e inaugurado em uma das suas gestões na presidência.

 

Resultado da soma de esforços

Paulino Renz (PDT) reforçou o papel de cada cidadão no desenvolvimento do município. “Muito bem colocado, colega Sérgio, sobre os trabalhadores de Dois Irmãos. A mão de obra aqui é diferenciada”, afirmou. O vereador também chamou atenção da necessidade de se prevenir contra o coronavírus. “Eu quero pedir ao povo que se cuide, pois esse vírus não é brincadeira. Já morreu muita gente, e se não se cuidar, vai ser muito pior”.

Ainda a respeito da classificação no ranking da Fiocruz, Paulinho Quadri (MDB) destacou a seriedade das gestões municipais. “Nós cuidamos do dinheiro público”, observou. O presidente Léo Büttenbender (PSB) disse que o resultado é gratificante. “Isso é mérito do povo dois-irmonense, dos empresários, dos comerciantes e dos gestores”, completou. Para Joracir Filipin (PT), trata-se de uma classificação histórica. “Temos um povo trabalhador, que sabe o que quer. Temos uma cidade maravilhosa, cuidamos dos recursos públicos e, entre todos os prefeitos que passaram pela cidade, cada um teve um olhar atento ao patamar de vida das pessoas. Isso demonstra que as cidades que cuidam da sua população têm resultado”, concluiu.

 

Outras pesquisas devem aparecer

Elony Nyland (MDB) fez uma ressalva a respeito do ranking, para depois não dizerem que o município decaiu em termos de qualidade em vida. “Foram usados alguns índices e pastas como educação, renda e condições de moradia. Mas, com certeza, vão vir outros institutos que vão fazer pesquisa e incluir outros itens, e certamente Dois Irmãos não vai ficar em 6º lugar”, disse ele, citando áreas como saúde e saneamento. Vale lembrar que a última sessão ordinária de 2020 acontece na próxima segunda-feira (14), às 19h.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela