Feira de Iniciação Científica une criatividade e conhecimento

10/07/2019
Evento do Colégio Imaculada Conceição foi no dia 5

Evento do Colégio Imaculada Conceição foi no dia 5

Na última sexta-feira (5), os alunos do Colégio Imaculada Conceição, de Dois Irmãos, expuseram seus trabalhos na 5ª FEICIC – Feira de Iniciação Científica. O evento contou com mais de 40 projetos realizados ao longo dos últimos cinco meses. Foram abordados temas sociais, como uso de agrotóxicos e separação do lixo; temas relativos à saúde, como o consumo de carboidratos e nível de estresse dos alunos da escola; e temas relativos à tecnologia, como o uso do grafeno no desenvolvimento de pequenas próteses para deficientes físicos e a utilização de fluidos não newtonianos para amortecimento de impactos.
Para a direção do colégio, a FEICIC é uma grande oportunidade de os alunos aprenderem a trabalhar a partir de questões concretas e desenvolvê-las cientificamente para, no futuro, serem novos contribuintes do progresso social. “O objetivo é promover a autonomia e o protagonismo dos alunos. Incentivamos a pesquisa desde a infância para que, no futuro, nossos alunos se sintam motivados a desenvolver novas tecnologias e pesquisas, contribuindo assim para o desenvolvimento e avanço da sociedade”, comentou a diretora Shirley Backes.
Na realização dos projetos, os estudantes contaram com a importante orientação dos professores, com destaque para a professora de Língua Portuguesa, Sandra Backes Altenhofen, e o professor de Ciências, Ricardo Kolling. Trabalhando desde o mês de março, os alunos seguiram uma série de procedimentos teóricos para desenvolver seus trabalhos. “Após a definição dos assuntos, eles trabalharam em cima do tema, do problema e da hipótese, elencando posteriormente os objetivos específicos e gerais. Foram meses de muita pesquisa, análise, síntese e redação para que se chegasse até o momento da apresentação dos trabalhos”, explica Sandra.    


Os Resultados
Muitos alunos obtiveram resultados concretos em seus experimentos. “Estudamos ao longo desses meses o funcionamento dos fluidos não newtonianos, ou seja, fluidos que não obedecem às leis de Newton. Esses fluidos são resistentes aos impactos de curta duração. Devido a essa propriedade, pode ser utilizado para o amortecimento de impactos em coletes a prova de balas, amortecedores de calçados, tatames e outros”, comenta o aluno Victor Hugo Borges Becker. 
A turma 11, dos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolveu um protótipo em Arduino controlado remotamente a partir de um aspirador de pó estragado. O projeto “Pifei, com criatividade voltei” contou com a participação especial do professor de robótica Eloir José Rockenbach e do ex-aluno do colégio Matheus Landesfeld Favin. O pequeno robô recebeu as características e funcionalidades que os alunos desejavam como reação ao toque e a pequenos comandos de voz. Tudo isso, em paralelo com estudos de consciência ecológica e sustentabilidade.  “Buscamos mostrar aos alunos não só as consequências na natureza do acúmulo de lixos pela sociedade moderna, mas também os meios de renovar esses resíduos aplicando conhecimentos tecnológicos”, explica a professora Nina Gabriela Ponne Rodrigues. 

Destaques da FEICIC 2019 
Educação Infantil 

1º) Nem tudo nasce da semente – Turma PN2B
2º) Galinha tem dente? – Turma PN1B 
3º) Nós e as nozes – Turma M2
Ensino Fundamental / Anos Iniciais
1º) Me encosta que te direi o som – Turma 12
2º) Faixa amarela não é para bonito – Turma 41
3º) Pifei, com criatividade voltei – Turma 11
Ensino Fundamental / Anos Finais 
1º) Economia Circular – Turma 61
Alunos: Áureo Kauã Bassegio, Francisco Guilherme Vier Fick, Joaquin Augusto Kuhn, Lucas Johann Brum
2º) Vinho no Rio Grande do Sul – Turma 61
Alunos: Cássio Kieling, Davi Canto Bernardi de Farias, Lucca Matel Pizzolato
3º) Influência da Realidade Aumentada na educação dos alunos do Colégio Imaculada Conceição – Turma 71
Alunos: Arthur Kich Dessian, Guilherme Frizzo Gardin, Rodolpho Inácio Schmitt da Silva
Classificação para Mostraclak
Material auto-exigível em isolamentos térmicos – Turma 91 
Alunos: Camila Ellwanger Celada, Diogo Henrique Schneider, Rafaela Julien Nienow


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela