RS tem alta nos feminicídios com mais 10 mulheres vítimas de violência de gênero em maio

10/06/2022
Fonte: g1 RS

Fonte: g1 RS

A violência de gênero tirou a vida de 10 mulheres em maio deste ano no Rio Grande do Sul, conforme os indicadores de criminalidade divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-RS) nesta quinta (9). Todos os feminicídios foram cometidos pelo companheiro ou ex-companheiro das mulheres assassinadas.

Entre as vítimas do mês passado, duas moradoras de Caxias do Sul e uma de Serafina Corrêa, de 41 anos, que morreu após receber golpes na cabeça do companheiro de 55. O homem confessou o crime e foi preso em flagrante. São três assassinatos a mais do que no mesmo mês do ano passado, uma alta de 42,8%. Na série histórica, só não é o mês de maio mais letal devido às 11 vítimas de 2019, mas muito acima dos patamares de 2016 e 2017, por exemplo.

No acumulado do ano, foram 45 feminicídios, quatro a mais do que os 41 de janeiro a maio de 2021, um aumento de 9,7%. O período está abaixo do identificado no começo da série histórica, mas muito superior aos anos de 2017 e 2019, quando 32 mulheres morreram vítimas de violência de gênero nos cinco primeiros meses.

O perfil dos envolvidos reforça, segundo a SSP-RS, a urgência do engajamento na conscientização sobre a importância das denúncias de qualquer suspeita de abuso. Somente duas das 10 vítimas contavam com medida protetiva de urgência (MPU) vigente. De acordo com o a pasta, em oito dos casos, os agressores possuíam algum antecedente policial – quatro foram presos e três cometeram suicídio logo após cometerem o crime.

 

Alto número de tentativas

Além disso, maio teve 24 casos de tentativa de feminicídio. É o maior índice mensal do ano e um aumento de 166% em relação aos nove do ano passado. Também houve 13 estupros a mais do que no mesmo mês de 2021, e 38 registros de lesões corporais a mais. Nos demais indicadores de violência contra a mulher, houve redução de 309 casos de ameaça. Contudo, o paralelo de acumulados entre janeiro e maio deste ano e do anterior mostra queda de 5,6% nas tentativas de feminicídio e nas ameaças, além de retração de 10,3% nos estupros. Lesões corporais somam ligeira alta de 1,3%.

O Disque-Denúncia 181 e o Denúncia Digital 181 são os caminhos para denunciar. A Polícia Civil disponibiliza ainda o WhatsApp (51) 98444-0606 para o recebimento de informações. Casos de urgência, em que haja necessidade de intervenção contra perigo imediato, o número é o 190 da Brigada Militar. Em qualquer desses canais, a denúncia é 100% anônima.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela