Dois Irmãos disponibiliza identificação de recém-nascidos do Hospital São José

10/05/2021
Iniciativa abrange mães que tiveram seus filhos na casa de saúde entre 1994 e 1999

Iniciativa abrange mães que tiveram seus filhos na casa de saúde entre 1994 e 1999

A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos e o IB Saúde, que administra o Hospital São José, estão disponibilizando a identificação de recém-nascido para as mães que tiveram seus filhos na casa de saúde entre os anos de 1994 e 1999. Segundo o diretor do hospital, Arno Berger, a legislação exige que o prontuário médico do paciente seja mantido no arquivo por, no mínimo, 20 anos.

A auxiliar de arquivo do Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (SAME), Vera Indrusiak, conta que foi designada para o setor em setembro do ano passado, quando seriam eliminados os prontuários com mais de 20 anos. “Quando me deparei com as imagens dos pezinhos, pensei logo que as mães poderiam ficar felizes em tê-las e achei uma pena descartá-las. Poder fazer esse gesto foi muito gratificante, me deu um incentivo a mais para trabalhar no meio de mais de 60 mil arquivos que precisavam ser organizados”, diz Vera, ressaltando que na época não era realizada a coleta em todas as crianças – foram recuperadas 924 identificações de recém-nascidos desse período.

Genesi Blume, uma das cozinheiras do hospital, já recebeu a identificação da filha Daiana, que nasceu em 30 de novembro de 1998. “Foi um misto de alegria, emoção e surpresa quando recebi a imagem das mãos da Vera. Minha filha também ficou feliz quando viu a imagem e logo até achou que fossem os meus pés”, relata Genesi, entre risos. O prefeito Jerri Meneghetti elogiou a iniciativa. “Quero parabenizar o IB Saúde e sua equipe pelo gesto de sensibilidade e carinho com as mães que tiveram seus filhos no Hospital São José”, declarou.

 

ONDE RETIRAR

As mães que tiveram interesse em obter a identificação do seu filho devem se dirigir até a recepção da prefeitura (Rua Berlim, 240, Centro), na segunda-feira das 7h30 às 18h e de terça a sexta das 7h30 às 13h30. As imagens ficarão disponíveis até 31 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3564-8800.

 

CARIMBO DO PEZINHO

A coleta é realizada ainda na sala de parto. Trata-se de tentativa da equipe de saúde de coletar as primeiras impressões biométricas do bebê por meio da planta do pé. Como os dedos são muito pequenos e não havia tecnologia suficiente para fazer coletas por meio de equipamentos eletrônicos, usa-se a sola de pé, que também conta com impressões únicas, assim como a ponta dos dedos.


Genesi com a filha Daiana (Fotos: Divulgação / PMDI)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela