Stela Farias assume vaga na Assembleia após cassação de Luis Augusto Lara

10/03/2022
Fonte: g1 RS

Fonte: g1 RS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi comunicada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), nesta quarta-feira (9), que a vaga do deputado cassado Luís Augusto Lara (PTB) será ocupada por Stela Farias (PT). O parlamentar perdeu o mandato no dia 3 de março, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

– Ainda na estrada, a caminho de Rosário do Sul, recebi com muita alegria a notícia de que assumirei novamente o mandato de deputada estadual. Faremos outra vez um mandato em defesa das mulheres, dos servidores e dos interesses do povo gaúcho – escreveu a deputada nas redes sociais.

A expectativa era de que a vaga ficasse com o PSOL, que ingressou com ação contra Lara na Justiça Eleitoral. No entanto, o cálculo do quociente eleitoral feito pelo TRE dá conta que, após a anulação dos 56.396 votos do político do PTB, a legenda do PT recebeu mais votos do que o PSOL.

– Há um sentimento de missão cumprida. Nós fizemos essa ação [contra Lara] e faríamos tudo de novo. Por outro lado, há um sentimento de frustração, porque nós temos o nosso cálculo, de que essa vaga ficaria com o PSOL – diz Pedro Ruas, suplente na AL-RS e vereador na Câmara de Porto Alegre.

 

Maior bancada

Com isso, o Partido dos Trabalhadores passa a ter a maior bancada da Assembleia, com nove parlamentares. Na sequência, aparecem MDB, com oito, e PP, com sete. Sem Lara, o PTB se junta a PDT e PSDB com quatro deputados cada. O PSL, que também tinha quatro deputados, perdeu dois membros da bancada após a fusão com o DEM para a formação do União Brasil. Um deles foi para o PP, enquanto o outro ingressou no PL.

A Assembleia terá, agora, 10 mulheres na composição – Stela e Cavedon (PT), Any Ortiz (Cidadania), Fran Somensi (Republicanos), Franciane Bayer (PSB), Juliana Brizola (PDT), Kelly Moraes (PTB), Luciana Genro (PSOL), Patrícia Alba (MDB) e Zilá Breitenbach (PSDB).

 

Perfil

Stela Farias recebeu 30.661 votos nas eleições de 2018. A política foi prefeita de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, entre 1997 e 2004. Mais tarde, ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa entre 2007 e 2019. Na gestão do governador Tarso Genro (PT), entre 2011 e 2014, Stela Farias foi da Administração e Recursos Humanos.

Além de Stela, o PT conta com a representação dos deputados Edegar Pretto, Fernando Marroni, Jeferson Fernandes, Luiz Fernando Mainardi, Pepe Vargas, Sofia Cavedon, Valdeci Oliveira e Zé Nunes.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela