Prisões por violência doméstica integram ações da Operação Schützen

09/07/2021
Delegado Felipe Borba

Delegado Felipe Borba

As quatro prisões por violência doméstica efetuadas pela Polícia Civil em 2021 fazem parte da Operação Schützen, que significa “Proteger”.

A última prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (8), no bairro São João, em Dois Irmãos. De acordo com a polícia, um homem de 39 anos foi preso preventivamente por violência doméstica contra a ex-companheira. O mandado, expedido pelo Poder Judiciário, foi cumprido por agentes da delegacia dois-irmonense, coordenados pelo delegado Borba.

De acordo com o delegado, o acusado descumpriu as medidas protetivas decretadas pelo Judiciário, voltando a ameaçar a ex-companheira. O homem tem antecedente pelos crimes de ameaça, lesão corporal, roubo, dano e desacato. Durante a prisão, os agentes também encontraram três pássaros cuja posse depende de autorização, sendo dois da espécie trinca-ferro e um azulão. Por esse fato, o preso também responderá por crime contra a fauna.

As outras prisões ocorreram nos meses de maio e junho. Em 21 de maio, um homem de 61 anos foi preso em Alvorada, acusado de violência doméstica contra a ex-companheira. O mandado de prisão foi solicitado após ele descumprir as medidas protetivas, ameaçando a vítima. Tem antecedentes por roubo, furto, ameaça, receptação e lesão corporal.

Já em 16 de junho, um homem de 55 anos foi preso em Dois Irmãos, também por violência doméstica contra a ex-companheira. Também descumpriu medida protetiva, ameaçando a mulher por telefone. Tem antecedentes por lesão corporal, ameaça, furto e desobediência.

A outra prisão ocorreu em 18 de junho. Um homem de 38 anos, acusado de violência doméstica contra a ex-companheira, foi preso preventivamente na localidade de Picada São Paulo, em Morro Reuter. O mandado de prisão foi solicitado após o acusado desrespeitar as medidas protetivas. Tem antecedente por ameaça.

Tendo em vista a gravidade das denúncias, a representação da prisão preventiva acaba se tornando a única ferramenta capaz de barrar a ação dos agressores. “O descumprimento de medidas protetivas é algo que não se pode admitir, pois revela a audácia e o ímpeto dos agressores em insistir na prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, desrespeitando ordem formal emitida pelo Estado. Nesses casos, a restrição cautelar da liberdade do agressor se mostra o único instrumento capaz de fazer cessar a prática delitiva, garantindo segurança às vítimas”, reforça o delegado Felipe Borba. “Pretendemos contribuir para que fatos mais graves, como feminicídio, não venham a ocorrer, e, para tanto, dedicamos especial atenção aos casos em que os agressores seguem praticando algum tipo de violência contra as mulheres mesmo após a notificação de que estão proibidos de se aproximar, de entrar em contato etc.”, completa.

 

Prisões efetuadas pela Brigada Militar

Além das prisões efetuadas pela Polícia Civil, outros dois homens foram presos em flagrante pela Brigada Militar, também por crimes contra a mulher.

No dia 2 de maio, um homem foi preso por tentativa de estupro e ameaça em Dois Irmãos. De acordo com a BM, o acusado tentou obrigar a esposa a manter relação sexual com ele. Agredida fisicamente, a vítima conseguiu fugir e acionar a polícia, que foi até a residência e localizou o acusado. A vítima solicitou medida protetiva.

Já no dia 18 de junho, um homem de 23 anos foi preso em flagrante após tentar esganar a ex-companheira, de 32 anos, no bairro Navegantes, em Dois Irmãos. Acionada, a Brigada Militar prendeu o acusado ainda na residência.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela