Saiba como a guerra na Ucrânia pode impactar o bolso do consumidor

09/03/2022
Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Lurdes Nicoli ensina pessoas a investirem na bolsa de valores e vive em Dois Irmãos. Sob a sua perspectiva como investidora, ela alerta para as possíveis mudanças econômicas que podem acontecer em decorrência da invasão da Rússia a Ucrânia, que iniciou no dia 24 de fevereiro e dura 13 dias até o momento. Algumas das consequências na economia podem ser a falta de fertilizantes, o aumento geral dos preços, especialmente de farináceos e gasolina, bem como o aumento do dólar.

 

O que pode ocorrer caso haja falta de fertilizantes no Brasil?

Lurdes Nicoli – Como a Rússia é uma grande produtora de insumos para fertilizantes, uma das coisas que afetará bastante é a parte da agricultura. Isso pode encarecer os produtos agrícolas. A falta de fertilizante pode proporcionar a diminuição da produção, porque sem o fertilizante sabemos que as plantas não têm o mesmo desenvolvimento. 

 

Por que o preço da gasolina pode subir?

Lurdes Nicoli – O petróleo já sofreu um pouco de acréscimo no valor. Como muitos países da Europa usam o gás natural da Rússia e talvez eles diminuam esse uso, usando mais o petróleo, o petróleo irá virar uma commoditie ainda mais necessária e o preço sobe. Visto que sobe o preço, afeta o valor dos combustíveis para nós.

 

Quais os alimentos que podem ficar mais caros?

Lurdes Nicoli – A Rússia é o maior produtor de trigo no mundo, não se sabe ao certo se terá a vinda desse produto. Os produtos farináceos como biscoitos, bolachas e a farinha em si podem ter um aumento de preços. Provavelmente ocorrerá uma subida mais generalizada nos preços dos alimentos em geral, porque, visto que o petróleo encarece, encarece o transporte de tudo. Outra coisa que pode acontecer é os próprios produtores brasileiros exportarem ainda mais. Porque quando a Rússia fica mais limitada, todos os outros países que também importavam dela podem buscar em outros países esses itens de consumo.

 

O valor do dólar tende a subir para nós, brasileiros?

Lurdes Nicoli – Quando sobe o risco no mundo todo, o dólar tende a se valorizar. Aqui no Brasil talvez a gente não vá perceber tão rápido. Se o Brasil ficar politicamente mais estável, talvez o dólar não aumente tanto e não chegaremos a sentir tão fortemente os impactos da guerra. Costumo dizer que a economia é como nós, seres humanos, que estamos o tempo inteiro em movimento, que uma hora podemos cair, uma hora pode vibrar de felicidade, então a gente não tem nunca como dizer algo com certeza. Tentamos sempre prever a economia, mas ela é imprevisível.

 

Existe algum investimento indicado para esse período?

Lurdes Nicoli – Pode abrir oportunidades de investir em petrolíferas, mas, em simultâneo, tem que ter cautela porque o petróleo já está nas máximas. É interessante olhar para as commodities agrícolas, porque o Brasil pode ser visado ainda mais com esse foco globalmente.


Lurdes Nicoli


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela