Brasil teve queda de 28% nas consultas de saúde mental durante a pandemia, estima estudo da UFRGS

08/09/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

O Brasil teve redução de 28% em consultas de saúde mental durante a pandemia de Covid-19, o que representa cerca de 470 mil atendimentos não realizados, segundo a análise de dados do DataSUS realizada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e publicado no periódico The Lancet Regional Health na semana passada.

O artigo, projeto de doutorado do psicólogo Felipe Ornell, sob orientação de Lisia von Diemen, professora do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS, alerta para o risco do agravamento nas condições de saúde mental do brasileiro. “Em 2018 teve um relatório da Comissão Lancet de saúde mental, que eles apontaram que a gente já poderia estar se encaminhando para uma pandemia de saúde mental”, afirma Felipe, em entrevista ao G1.

 

Na análise da projeção dos atendimentos estimados para o ano de 2020, os pesquisadores chegaram também a outros dados:

– Redução de 38% nas internações psiquiátricas (as hospitalizações por risco de suicídio permaneceram estáveis).

– Aumento de 36% nos atendimentos emergenciais (de pacientes que já eram atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS).

– Aumento de 52% nos atendimentos domiciliares em saúde mental.

 

Felipe comenta que o Brasil já tinha déficit no atendimento psicológico antes da pandemia. A mobilização pelo afastamento social acabou impactando ainda mais. “Anualmente a gente percebe uma redução nos meses de férias janeiro e fevereiro, mas a queda de pacientes na pandemia é muito grave”, observa.

Segundo ele, pacientes com transtorno por uso de substâncias, esquizofrenia, transtorno bipolar grave, depressão grave, não são pacientes que uma consulta pontual vai resolver o problema e que precisam de acompanhamento. “Temos indicativo de que a gente pode ter uma epidemia de saúde mental no futuro, sobretudo pela sobrecarga dos pacientes que podem ter tido o tratamento interrompido ou que desenvolveram um transtorno mental durante a pandemia, seja pelo isolamento, perda de renda, medo do vírus, luto”, afirma.

 

‘Todos nós vamos apresentar sofrimento mental’

O psicólogo reforça a necessidade de ficar atento aos possíveis sinais de transtorno mental. “A gente precisa saber que ansiedade, a tristeza, são sintomas que a gente vai apresentar em alguns momentos da vida, e isso é ok, é esperado”, diz.

Quando esses sentimentos deixam de ser esporádicos e começam a ser frequentes, é hora de procurar um atendimento. “Todos nós vamos apresentar sofrimento mental em algum momento. E o principal preditor para desenvolvimento de um transtorno mental é o sofrimento. Precisamos buscar ajuda. No caso de saúde mental é pecar pelo excesso, não pela falta, inclusive pra evitar alguns casos de suicídio, amplamente discutido agora no Setembro Amarelo”.

O Brasil conta com uma estrutura de 3.190 Centros de Atendimentos Psicossociais (CAPS), dos quais 222 são no RS. O CAPS é a porta de entrada para o atendimento de saúde mental, mas não é a única opção, segundo Felipe. “Se tem CAPS na tua cidade busca o CAPS, se não tem, busca a atenção básica, busca alguma orientação dos profissionais que eles vão conseguir direcionar da melhor forma possível, mas não deixa de buscar”, afirma.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela