Concluída primeira parte do projeto de restauro do Museu Histórico

08/04/2022
Etapa contou com realização dos levantamentos e projetos para execução da obra

Etapa contou com realização dos levantamentos e projetos para execução da obra

Em breve, um dos equipamentos culturais e pontos turísticos mais importantes de Dois Irmãos estará em obras. O Museu Histórico Municipal será restaurado e contará com maior espaço físico.

Após quase um ano de muito trabalho e estudo, a equipe da Escaiola Arquitetura Rara, sob coordenação das arquitetas Juliana Betemps e Cristiane Rauber, conclui o projeto “Restauro Museu Histórico de Dois Irmãos – parte 1: Projetos”, que compõem levantamento cadastral, estudo preliminar – diagnóstico, projeto arquitetônico de restauração, projeto arquitetônico do prédio anexo, projetos complementares (estrutural, elétrico, lógico, plano de prevenção contra incêndio, paisagismo e acessibilidade), compatibilização de projetos, memorial descritivo, orçamento da obra e cronograma.

Foram realizadas várias visitas técnicas, com a participação de profissionais de engenharia, arquitetura e restauro, inclusive com especialidade em técnica construtiva enxaimel. Além das visitas, a equipe entrevistou o artista plástico Flávio Scholles, que realizou a primeira reforma do imóvel, em 1985, para compreender melhor sobre todos os trabalhos realizados na época, e que poderia contribuir para maior assertividade na execução do projeto.

 

Participação da comunidade

De acordo com o diretor da produtora cultural Simples Assim, gestora do projeto junto à Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Pró-Cultura RS), Daniel Henz, ao longo dos meses, a participação da comunidade, representada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Natural de Dois Irmãos – Compac, foi fundamental, inclusive com a aprovação do projeto pelos membros do conselho. “Ao longo de todo o período, tivemos a preocupação de mostrar à comunidade, através das redes sociais e também da imprensa, todo o processo. Além disso, pudemos realizar apresentações musicais com o Coral Cantares e também intervenções teatrais, para oportunizar o engajamento dos moradores e visitantes”, destaca Daniel. O projeto de restauração do museu também é uma alusão ao bicentenário da imigração alemã, que será comemorado em 2024.

Para a arquiteta Juliana Betemps, a busca da solução de estabilização estrutural do enxaimel, garantindo sua composição formal original, norteou todas as decisões deste projeto. “Foi um grande desafio! Somos os agentes responsáveis por proporcionar às gerações futuras o acesso ao acervo histórico produzido pelas gerações passadas, e neste caso o zelo pela originalidade do lugar nos traz essa garantia. Somos este elo de ligação entre as gerações”, diz Juliana.

 

Momento histórico

Para a chefe de Departamento de Cultura de Dois Irmãos, Thaís Backes, este momento é histórico para o município. “O Museu de Dois Irmãos continua acolhendo as nossas histórias, os visitantes e proporcionando emoções aos moradores da cidade. Passados tantos anos, agora chegou a hora de darmos a ele os cuidados que tanto merece”, afirma Thaís. Ela comenta que, nos próximos dias será inscrito, junto ao Pró-Cultura RS, a segunda parte do projeto que engloba a obra propriamente dita. “Já estamos nos reunindo com os produtores e patrocinadores para viabilizar a segunda parte do projeto junto às leis de incentivo. Estamos cada vez mais próximos de ver nosso museu restaurado”, comemora.

O prefeito Jerri Meneghetti afirma que o Museu Histórico de Dois Irmãos é um dos principais equipamentos culturais do município e um dos mais importantes espaços de preservação da memória da cidade. “A comunidade dois-irmonense sempre esteve engajada na preservação do museu, e agora estamos ainda mais perto de realizar o restauro deste local tão querido por todos”, diz ele. O projeto “Restauro Museu Histórico de Dois Irmãos – parte 1: Projetos” teve a realização da administração municipal, Museu Histórico e Associação Cultural Cantares, e contou com o patrocínio integral da Kinei Confecções.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela