RS passa de 31,8 mil mortes por Covid; UTIs têm menor número de pacientes com o vírus desde fevereiro

07/07/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou nesta terça-feira (6) mais 106 mortes por Covid-19. A maioria delas aconteceu entre 1º e 5 de julho, exceto nove, que são de datas anteriores entre março e junho. Assim, o Rio Grande do Sul chega a 31.867 vítimas da doença desde o começo da pandemia. Apesar disso, a média móvel de óbitos voltou a cair, com uma variação de -18% em comparação com duas semanas atrás. O patamar de 84 mortes diárias, em média, é o menor desde 27 de fevereiro.

 

Hospitalizações

O mesmo é verificado entre as internações por coronavírus. Desde 26 de fevereiro, o RS não tinha menos do que os 1.458 pacientes hospitalizados em leitos de UTI com diagnóstico positivo para Covid registrados nesta terça. À tarde, havia 2.729 pacientes em 3.415 vagas de tratamento intensivo, uma taxa de ocupação um pouco abaixo de 80%. Este é o limite do considerado nível crítico, um desafogo que o estado não registrava desde meados de maio.

Algo semelhante é verificado nos leitos clínicos ou de enfermaria. Nesta terça, havia 1.576 pessoas com coronavírus confirmado, além de 376 suspeitos. A última vez que o RS tinha apresentado uma condição tão favorável foi em 17 de fevereiro, com 1.508 pacientes com Covid. Porém, apesar da desocupação ser crescente, a rede privada ainda opera acima do nível considerado ideal. Regiões como Cruz Alta, Passo Fundo, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Canoas, Cachoeira do Sul e Pelotas têm superlotação em hospitais, seja entre leitos SUS e particulares.

 

Casos

A Secretaria de Saúde também identificou 5.073 novos infectados pelo coronavírus. Com isso, o RS tem 1.235.914 casos confirmados desde o começo da pandemia. Do total, 1.192.285 (96,5%) são considerados recuperados ou em recuperação, 11.673 (0,9%) estão em acompanhamento, e a taxa de letalidade segue em 2,6%. A média móvel de casos, embora tenha oscilado nos últimos dias, segue em queda. Em relação há duas semanas, houve uma queda de 31%.

 

Vacinação

Mais de 5 milhões de pessoas já foram vacinadas no Rio Grande do Sul com ao menos uma dose. Isto equivale a 44,6% da população residente e a 75% dos grupos prioritários. Desses, 1,92 milhão já completou o esquema vacinal com ambas as doses ou com a vacina de dose única. Ou seja, 17,6% da população total já está totalmente imunizada.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela