Rio Grande do Sul ultrapassa 1 milhão de casos de coronavírus

07/05/2021
Fonte: GZH

Fonte: GZH

Passados quase um ano e três meses de pandemia, o Rio Grande do Sul ultrapassou, nesta sexta-feira (7), a marca de 1 milhão de casos oficialmente confirmados de infecções por coronavírus, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). As estatísticas apontam 1.003.065 de infecções e 25.807 mortes (o equivalente à população de Guaporé). Do total de casos, 961.336 estão curados – o que significa que mais de 40 mil pessoas estão com o vírus ativo e podem passá-lo adiante a familiares, amigos e colegas de trabalho.

Se fossem ignorados os diversos casos de reinfecção já documentados, o coronavírus teria entrado em contato com menos de 10% da população gaúcha – o Rio Grande do Sul tem cerca de 11,4 milhões de habitantes. Com base na realidade atual da pandemia, com grande número de vítimas, não há mais espaço, afirmam médicos e cientistas, para a tese de imunidade coletiva causada pela doença, ventilada no início do ano passado, quando o coronavírus ainda era desconhecido. Após semanas de bandeira preta, o Rio Grande do Sul testemunhou forte redução no número de casos, mas agora o Estado vive tendência de estabilização – o que normalmente precede uma piora.

Na quinta-feira (6), a média móvel de novas infecções era de 4.406 novos casos por dia – 45% abaixo do pico da terceira onda, em março, 8% abaixo do ápice da segunda, em dezembro, e quase 60% acima do cume da primeira, no inverno passado. Comparado a outros Estados, o Rio Grande do Sul está, oficialmente, na 13ª posição em número acumulado de casos por 100 mil habitantes.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela