Novo modelo de gestão da pandemia será discutido com prefeitos e entidades

07/05/2021
Fonte: GZH

Fonte: GZH

O governador Eduardo Leite adiou para 15 de maio a substituição do atual modelo de distanciamento controlado para o novo sistema estadual de gestão da pandemia, que ainda está em debate na cúpula do Palácio Piratini. Até que ocorra a troca dos sistemas, o Estado seguirá com todas as regiões em bandeira vermelha.

No novo modelo, segundo o Piratini, os prefeitos terão maior poder de decisão, ficando o governo do Estado com a incumbência de emitir alertas sobre indicadores e recomendar medidas. Ainda sem nome, o novo modelo deixará com os prefeitos as principais decisões sobre protocolos. O Estado passaria a intervir apenas “em última instância”, segundo o governador. A decisão sobre adiar a aplicação do novo modelo foi tomada pelo gabinete de crise do Piratini, na manhã desta quinta-feira (6). Além do governador, compõem o gabinete de crise representantes das secretarias estaduais da Saúde e de Ciências, e do Comitê de Dados.

Até o dia 15, o governo fará uma série de reuniões sobre o tema com setores políticos, econômicos e científicos. Nesta sexta-feira (7), Leite tem uma reunião virtual com deputados e prefeitos. No sábado (8), será a vez de ouvir o que pensam as entidades que representam setores produtivos. Na lista, estão Fecomércio, Farsul, FCDL, Fetag e Federasul, entre outras. Também no sábado, está previsto um segundo encontro com especialistas da área da saúde.

O cronograma do Piratini ainda prevê o recebimento de sugestões para o modelo, até a próxima terça-feira (11). O novo sistema será apresentado, de acordo com a assessoria do governo do Estado, na quinta-feira (13), entrando em vigor dois dias depois.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela