“Iremos nos esforçar para trazer a Câmara mais perto da comunidade”, diz Ramon

07/01/2022
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

Presidente da Câmara de Vereadores em 2022, Ramon Arnold, 38 anos, pretende estimular uma maior participação da comunidade nas pautas em debate. Ele entende que o crescimento de Dois Irmãos exige discussões em conjunto. Saiba mais na entrevista a seguir:

 

Como avalia seu primeiro ano de mandato?

Ramon – Estamos em um processo de aprendizado. Temos aprendido diariamente a lidar com as demandas da comunidade e discussões vindas do Executivo. Conciliar o tempo das atividades de vereador com os assuntos particulares é desafiador. Em 2021, iniciei a discussão do estacionamento rotativo que culminou em um relatório encaminhado ao Executivo e estou encaminhando um anteprojeto que moderniza a legislação sobre calçadas e passeios públicos. Durante o ano, diversos assuntos foram tratados, como transporte escolar, Plano Diretor, reforma administrativa, admissões temporárias, entre outros que refletem no dia a dia da comunidade. Mantive em meus canais constante contato com a comunidade e promovi prestação de contas online.

 

Como presidente, quais ações ou projetos pretende encaminhar?

Ramon – Como presidente da Câmara Municipal de Vereadores, terei um olhar muito atento ao papel do Poder Legislativo junto à comunidade. Fizemos no final do ano de 2021 uma reforma no regimento interno que trará maior transparência e discussão nos projetos. Neste primeiro trimestre estão previstas as melhorias no sistema de som da Câmara, transmissões e registro das sessões e iniciaremos um projeto inovador o qual estamos chamando de temáticas populares. Este projeto visa trazer para a população assuntos pertinentes aos mais diversos temas do dia a dia, para que possamos melhorar, aprimorar e promover os serviços públicos de qualidade. Estas temáticas devem ter transmissões online e participação pública nos questionamentos. A primeira edição deve acontecer no mês de fevereiro e iremos trazer mais informações em breve.

 

Em 2021, levantou o debate sobre questões como estacionamento rotativo e melhorias dos passeios púbicos. Que outros temas merecem ser discutidos?

Ramon – Os projetos discutidos em 2021, tais como o estacionamento rotativo e calçadas e passeios públicos devem continuar em 2022. Penso que temos diversas demandas que irão refletir no dia a dia da comunidade em médio e longo prazo. O apoio e suporte às ações do prefeito Jerri Meneghetti devem continuar, tais como incentivo ao desenvolvimento econômico, a nova ponte no bairro São João, a nova escola no bairro União, entre outros projetos que estão por vir.

 

Como analisa o crescimento da cidade? O que esperar dos próximos anos?

Ramon – Sobre o crescimento da cidade, ele é inevitável. Dois Irmãos têm se destacado pela qualidade de vida, bons serviços públicos, eventos e economia. Isto faz com que invariavelmente nos tornemos atrativos para novos negócios e novos habitantes. Ao mesmo tempo que isto nos orgulha, este crescimento também demanda evolução nas discussões e quebra de paradigmas. Já deixamos de ser uma cidade pequena do interior para nos tornarmos um pujante município da Região Metropolitana. Mas a pergunta que faço e irei fazer até o fim do meu mandato é: o que queremos e onde queremos chegar? Precisamos da comunidade para buscarmos estas respostas e trabalharmos para moldar nossas leis e diretrizes para este fim.

 

Existe algum acordo dentro da situação para as próximas eleições da mesa diretora?

Ramon – O nosso grupo de vereadores está bastante atuante em diversos assuntos e iremos procurar manter esta sinergia até o final deste mandato. Sobre a próxima mesa diretora, temos excelentes nomes que estão se colocando à disposição e procuraremos, em conjunto, buscar o equilíbrio e se possível o consenso entre os partidos da base.

 

Quando voltam as sessões ordinárias? Tem previsão de alguma extraordinária?

Ramon – As sessões ordinárias retornam no dia 7 de fevereiro e provavelmente na próxima semana teremos uma sessão extraordinária em que discutiremos algumas questões sobre contratos para 2022. Aproveitaremos para fazer um planejamento dos trabalhos da Câmara junto com todos os vereadores. Em suma, o meu pedido para a população de Dois Irmãos é que acompanhe o nosso trabalho e de forma propositiva busque se inteirar e participar das discussões, pois muitas decisões que interferem no dia a dia da população são discutidas na Câmara e noto que há proporcionalmente pouca participação popular nos assuntos discutidos. Iremos nos esforçar para trazer a Câmara mais perto da comunidade.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela