AMVARS quer comemoração do Bicentenário da imigração alemã no Vale Germânico

06/07/2021
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS) estiveram em audiência com o Governo do Estado na última quinta-feira (1º), para defender que as comemorações alusivas ao Bicentenário da imigração alemã no RS ocorram oficialmente na região do Vale Germânico.

O presidente da entidade, Luciano Orsi, acompanhado do vice-presidente de Cultura e Turismo, Jerri Meneghetti, e do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, esteve reunido com o secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, e com a Secretária de Cultura, Beatriz Araújo. Eles anunciaram a intenção de realizar uma programação conjunta regional envolvendo as 14 cidades do Vale Germânico. Entre as ações sugeridas até 2024 (ano do Bicentenário), estão previstas a restauração de espaços de interesse de preservação histórica, realização de obras literárias e de produções audiovisuais, além de muitos eventos integrados. A participação colaborativa de outras entidades públicas ou privadas focadas no Bicentenário foi sugerida pelos prefeitos tendo em vista a contribuição que podem agregar. “Uma programação coletiva, integrando todas as cidades e agregando parcerias é a nossa proposta. Posso garantir que as prefeituras estão dispostas a isso, e sendo nossa região reconhecida como berço nacional da imigração alemã, consideramos justo esse pleito”, disse Orsi.

Tanto o secretário Santini quanto a secretária Beatriz se disseram impressionados e empolgados com a proposta. Ambos elogiaram a organização do Vale Germânico como um polo indutor de turismo e se disseram entusiasmados com a iniciativa da AMVARS em unir todos os prefeitos.  “Estou maravilhado. Nunca vi um olhar regional tão fortalecido para a cultura e o turismo”, disse Santini. “Estamos felizes com esse movimento tão forte e positivo. Vocês têm propostas claras de ações. Vamos dar andamento ao processo”, avisou Beatriz.

 

CONVITE

Em nome da AMVARS e da prefeitura de São Leopoldo, foi entregue um convite aos secretários para o evento alusivo ao Dia do Imigrante, no dia 25 de julho, em São Leopoldo. A programação prevê uma navegação pelo Rio dos Sinos e encenação reproduzindo a chegada dos imigrantes em 1824. Também haverá acendimento da Pira alusiva ao Bicentenário, com o objetivo de marcar a contagem regressiva para a data histórica.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela