Rio Grande do Sul completa 12 dias de alta na média móvel de casos de Covid

06/06/2022
Fonte: g1 RS

Fonte: g1 RS

O Rio Grande do Sul não notificou nenhuma morte em razão da Covid-19 neste domingo (5). Este é o quarto dia consecutivo que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) não informa óbitos, alegando uma “manutenção no sistema do Ministério da Saúde”. O total de vítimas da doença permanece em 39.565 pessoas. Ainda assim, o estado segue notificando casos e apresenta alta na média móvel de novas infecções.

A média móvel de mortes começa a sofrer reflexos dos dias sem notificação. O indicador, que no sábado (4) era de 11 mortes por dia, agora é de sete óbitos diários na última semana. Na comparação com duas semanas atrás, houve uma redução de 18%, o que representa tendência de queda.

 

Casos

A SES continua informando novos casos. Neste domingo, foram 1.346 infecções notificadas, chegando a 2.458.286 casos conhecidos em toda a pandemia no RS. Do total de casos conhecidos, há 33.545 pessoas em recuperação, ou seja, com o vírus ativo no organismo. O número equivale a cerca de 1,4% do total de casos conhecidos. Outras 2.385.039 pessoas são consideradas recuperadas (97%). A taxa de letalidade aparente, que é a proporção de mortes entre casos conhecidos, é de 1,6%.

A média móvel de casos mantém a tendência de alta, com um aumento de 79% em relação a 14 dias atrás. O indicador, que era de 2.401 novos casos por dia há duas semanas, é de 4.296 infecções diárias nesta semana.

 

Hospitalizações

Nos leitos clínicos, o Estado atende 761 pessoas com Covid ou a suspeita da doença. São números semelhantes aos do início de março de 2022, quando o estado recém começava a se recuperar da explosão de casos da variante ômicron. Entre o final de abril e o início de maio, a taxa de pessoas com coronavírus em enfermarias era inferior a 300 pacientes.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Rio Grande do Sul subiu para 74%, com 1.850 pacientes em 2.495 vagas. Entre eles, há 240 pessoas com coronavírus ou a suspeita da doença, representando 13% do total de internados em terapia intensiva. Todas as regiões atendem pacientes, com e sem Covid, dentro da capacidade nos leitos na rede pública. Somente Pelotas tem superlotação nos leitos privados.

 

Vacinação

O vacinômetro registra mostra 5.167.551 pessoas, ou seja, 45% da população com o esquema com três doses ou duas, para quem recebeu a primeira da Janssen. Além disso, outras 206 mil doses adicionais foram aplicadas em pessoas com baixa imunidade e outras 483 mil, como segundo reforço. Desde a semana passada, o estado autoriza a aplicação da quarta dose para pessoas com mais de 60 anos. Entretanto, 2,79 milhões de pessoas estão com o reforço em atraso, além de 714 mil que sequer completaram o esquema vacinal primário.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela