Furtos registram queda no primeiro semestre em Dois Irmãos

05/08/2020
Foram 74 em 2020 e 114 no mesmo período de 2019

Foram 74 em 2020 e 114 no mesmo período de 2019

Números da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul revelam queda nas ocorrências de furto em Dois Irmãos, no primeiro semestre de 2020. Conforme a SSP, o município registrou 74 furtos entre 1º de janeiro e 30 de junho, contra 114 no mesmo período em 2019. 
Entre os casos registrados, o mais recorrente é o furto/ arrombamento em residência. Comandante da Brigada Militar, o tenente Elton Dhein acredita que a queda destes números se deve, principalmente, ao fato de as pessoas estarem mais em casa, em razão da pandemia de coronavírus. “Isso acaba fazendo com que o delinquente não invista nestes locais”, diz o tenente, reforçando, porém, que mesmo havendo pessoas nas residências, é preciso tomar cuidados. “Um dos principais é não deixar os portões abertos”, completa, reforçando ainda que os moradores devem ficar atentos e denunciar qualquer indivíduo ou veículo suspeito, através do 190.
Além dos furtos, os roubos de veículo também diminuíram. De 4 em 2019, para apenas 1 neste primeiro semestre. Já os roubos em geral caíram de 10 para 8. 


Oito pessoas presas por tráfico de drogas
Na contramão dos furtos, as ocorrências por tráfico de drogas aumentaram na cidade, de 1 para 5. Nos primeiros seis meses de 2020, oito pessoas, sete homens e uma mulher, foram presas pelo crime, nos bairros São Miguel, São João e Navegantes. Cinco delas ocorreram durante ações conjuntas entre Brigada Militar e Polícia Civil e três exclusivamente pela BM. Durante as ocorrências, foi apreendido maconha, crack, cocaína e ecstasy.
Conforme o tenente Elton, as prisões são resultado de uma repressão mais forte contra o tráfico de drogas. “As prisões se devem também à troca de informações entre Brigada Militar e Polícia Civil, além da ajuda da comunidade, através de denúncias anônimas”, destaca o comandante, fazendo uma observação importante sobre as ligações realizadas para a Sala de Operações da BM. “Pedir para que a pessoa se identifique é um procedimento padrão adotado pela BM”, reforça o tenente, pedindo a compreensão da comunidade e garantindo que a identidade das pessoas será preservada. “Adotamos esse procedimento por questões de confiabilidade da informação”, completa. 
As ocorrências por posse de entorpecente subiram de 19 para 22. A maioria delas foi registrada nos primeiros meses, quando foram intensificadas as abordagens, principalmente na entrada do bairro São Miguel, local muito procurando por pessoas de outras cidades durante o verão. 


Perturbação da tranquilidade
Os números referentes às ocorrências por perturbação da tranquilidade não constam nas estatísticas da SSP, porém, de acordo com o tenente Elton, foi registrado aumento destes fatos neste primeiro semestre, novamente pelo fato de as pessoas estarem mais em casa. 
Além disso, nos últimos meses ocorreram pelo menos 10 autuações a bares que estavam descumprindo medidas relacionadas ao coronavírus, como permitindo aglomerações dentro dos estabelecimentos e a circulação de pessoas sem qualquer item de proteção, como as máscaras. “Um local foi autuado pelo menos três vezes”, acrescenta Elton. 

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela