Em quatro meses, delegacia recebeu 67 denúncias de violência doméstica

05/05/2022
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

Entre janeiro e abril de 2022, 67 ocorrências de violência doméstica foram registradas na Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos, conforme dados divulgados pelo órgão de segurança pública nesta quarta-feira (4). Destes, 62 casos ocorreram no município, três em Morro Reuter e dois em Santa Maria do Herval. Conforme a polícia, 60 vítimas solicitaram medida protetiva, em uma tentativa de manter os acusados longe do seu convívio.

Denúncias de ameaça ainda são as mais comuns; foram 23 nos quatro primeiros meses deste ano. Também foram registrados 20 casos de lesão corporal, seis perturbações de sossego, quatro denúncias por violência psicológica, três por descumprimento de medida protetiva, três por vias de fato, duas por difamação e duas por estupro de vulnerável, além de casos de injúria, apropriação indébita, perseguição e estupro, com um registro em cada situação.

Neste período, foram 12 prisões em flagrante e duas através de mandado de prisão preventiva, efetuadas por Brigada Militar e Polícia Civil. Em Dois Irmãos, ocorreram nos bairros Floresta, São João, Vale Verde, Portal da Serra e Centro. Também foram registradas prisões em Morro Reuter e Nova Petrópolis.

 

14 casos em abril

Em abril, 14 casos de violência doméstica foram registrados na delegacia local, sendo cinco denúncias por lesão corporal, cinco por ameaça, três por descumprimento de medida protetiva e uma por difamação. As vítimas têm entre 19 e 57 anos. Os acusados têm idades entre 21 e 56 anos.

Abril foi o mês com menos registros até aqui; foram 15 em janeiro e 19 nos meses de fevereiro e março. No mês passado, 11 vítimas solicitaram medidas protetivas de urgência.

 

Onde buscar ajuda em Dois Irmãos

Coordenadoria da Mulher: (51) 3564- 8875

CREAS: (51) 3564-8876

Unidades Básicas de Saúde (nos bairros) e Urgência e Emergência 24h

Brigada Militar: 190

Delegacia de Polícia: (51) 3564-1190

Defensoria Pública: (51) 3564-3250

Central de Atendimento à Mulher: 180

 

Denúncia na Delegacia Online

Desde abril, casos de violência doméstica também podem ser registrados online, no site da Polícia Civil (www.dol.rs.gov.br). A denúncia poderá ser feita a partir de qualquer dispositivo com acesso a internet. Podem ser registrados casos de: violação de domicílio, injúria, calúnia, furto, perseguição, divulgação de imagens íntimas, agressão física, dano e ameaça.

Já fatos mais graves, como estupro, tentativa de feminicídio, solicitação de medida protetiva e sequestro, devem seguir sendo registrados presencialmente nas delegacias. O atendimento presencial também é indispensável nos casos de crimes ocorridos fora do Rio Grande do Sul.

Para realizar o registro é preciso ser maior de 18 anos, dados de identificação e um endereço de e-mail válido para cadastro e recebimento de informações. Após finalizar a denúncia, o boletim é encaminhado à delegacia mais próxima da localidade da vítima.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela