Brasil ganhou mais de 2 milhões de eleitores de 16 a 18 anos entre janeiro e abril

05/05/2022
Fonte: GZH

Fonte: GZH

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse nesta quinta-feira (5) que o Brasil ganhou, neste ano, 2.042.817 novos eleitores na faixa etária entre 16 e 18 anos. O prazo para tirar o primeiro título, regularizar o documento ou fazer a mudança do domicílio eleitoral terminou às 23h59min de quarta (4).

Fachin classificou os números como “impressionantes” e agradeceu o engajamento feito pelas redes sociais para mobilizar os jovens a participarem das eleições majoritárias, marcadas para outubro deste ano.

— Vimos, como há muito tempo não se via, um país unido pelo bem, pela concórdia, um país unido para o fortalecimento da democracia. Agradeço a cada um, influenciador ou não, famoso ou não, jovens de todas as idades que participaram e criaram conteúdos nas redes sociais para chamar atenção de todos para a regularização do título e para o cadastramento eleitoral dos jovens — disse o ministro durante abertura da sessão plenária.

Os dados, ainda parciais, se referem aos cadastramentos feitos entre janeiro e abril deste ano. O aumento no número de jovens eleitores é de 47,2% se comparado com o mesmo período de 2018 e de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses de 2014. Ainda segundo o presidente do TSE, em março deste ano o país ganhou 522.471 novos eleitores entre 16 e 18 anos. Em abril, esse número saltou para 991.415 — um aumento de mais de 90%.

Nos últimos 31 dias, a Justiça Eleitoral registrou mais de 8 milhões de pedidos para retirada do primeiro título, regularização ou mudança do local/cidade de votação, tanto nos cartórios eleitorais como pela internet — um recorde histórico nos 90 anos da Justiça Eleitoral brasileira. Somente na quarta-feira, último dia do prazo estipulado pela legislação brasileira para a realização dos serviços em ano de eleição, o TSE atendeu a 1,7 milhão de solicitações feitas de forma presencial ou online.

— Esses números tão animadores dão a dimensão da responsabilidade que temos em nossas mãos na organização do pleito que se avizinha — concluiu Fachin.

Os números fechados do eleitorado brasileiro serão divulgados pelo TSE no dia 11 de julho, conforme prevê o calendário eleitoral.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela