
(Fotos: Divulgação / PMDI)
A equipe da Vigilância em Saúde de Dois Irmãos alerta para o alto índice de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti encontrado no município, no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado durante o mês de janeiro.
Com as altas temperaturas previstas para fevereiro, a Vigilância reforça a importância de redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses. Segundo a chefe do Departamento da Vigilância em Saúde, Amanda Hoppen, ações simples para acabar com a água parada são fundamentais para o combate à dengue. “Colocar tela milimétrica nas caixas d’água, cisternas, ralos, bombonas ou tonéis e descartar corretamente materiais que possam acumular água fazem toda a diferença no combate ao mosquito”, comentou.
A mobilização contra a dengue deve ser constante e depende da iniciativa de todos. Em caso de dúvidas, a Vigilância em Saúde pode ser contatada pelo telefone (51) 3564-8871. Para denúncias, o morador deve fazer protocolo no Portal do Cidadão (www.doisirmaos.rs.gov.br).
Painel da dengue
Dois Irmãos ainda não registrou caso de dengue em 2025. São 16 notificações até agora, segundo o painel da Secretaria Estadual da Saúde, sendo 14 em investigação e 2 descartados. No Rio Grande do Sul, são 2.177 notificações no ano, com 197 casos confirmados, 967 em investigação e 1.013 descartados. Não há registro de óbito.