Ford lança picape F-150 com balança que avisa quando está sobrecarregada

04/05/2021
Fonte: Auto Esporte

Fonte: Auto Esporte

Um dos grandes problemas de veículos comerciais é seu limite de peso. Carregar demais o automóvel não só gera multa como pode danificar suspensão, pneus e sobrecarregar os freios, o que aumenta o risco de acidentes. Esse problema persiste por mais de um século, mas finalmente a Ford lançou um modelo capaz de medir o peso da própria carga que carrega.

A F-150 ganhou um sistema capaz de mensurar quanto peso você está colocando no veículo, algo especialmente útil em uma picape, que frequentemente está carregada. O dispositivo é embutido na suspensão e avisa quanto peso já foi colocado no veículo de uma forma bem simples: com quatro luzes embutidas na lanterna traseira — similar ao indicador de carga de muitos elevadores.

Também é possível ver o peso no sistema multimídia da picape ou em um aplicativo de rastreamento e concierge no celular, similar ao FordPass disponibilizado em alguns modelos no Brasil. O equipamento permite até que o motorista zere o indicador de peso (como uma tara) para medir uma eventual carga adicional que seja colocada.

Caso o carro detecte mais peso do que é capaz de levar, o sistema dispara diferentes tipos de alerta e faz as quatro luzes indicadoras externas piscarem para avisar o motorista. A novidade também é capaz de medir a distribuição de peso dos reboques acoplados ao carro, por meio da pressão feita no engate.

Sistemas capazes de medir o peso do veículo são comuns em caminhões, mas é a primeira vez que são aplicados em um automóvel de produção em massa. A nova “balança” embutida na F-150 inclui amortecedores adaptativos, capazes de variar a dureza da suspensão e até prepará-la para eventuais impactos contra buracos.




› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela