Câmara de Morro Reuter aprova contratação de mais três professores

04/03/2022
Projeto é para atendimento da rede municipal (Foto: Arquivo JDI)

Projeto é para atendimento da rede municipal (Foto: Arquivo JDI)

Dois projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo foram aprovados pela Câmara de Vereadores de Morro Reuter na última segunda-feira (28). O 016/2022 autoriza a contratação, por tempo determinado até o final do ano letivo de 2022, de dois professores de Anos Iniciais com carga horário de 22 horas semanais. O 017/2022 autoriza a contratação, também por tempo determinado até o final do ano letivo de 2022, um professor de Educação Física com carga horária de 22 horas semanais.

Na sessão do dia 21, os vereadores também haviam aprovado dois projetos. O 013/2022 institui a Unidade Central de Controle Interno Municipal de Morro Reuter e o 014/2022 altera dispositivo da Lei Municipal 1.017/92, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do município. O documento aumenta a margem consignável da remuneração dos servidores municipais, passando de 30% para 35%. Apenas o 015/2022 permanece na Comissão de Pareceres. O projeto altera e inclui dispositivos da Lei Municipal 1.256/2011, que autoriza concessão de incentivo em programas agropecuários do município, regulamenta sua concessão, cria serviço de adequação de lavouras e acessos a propriedades rurais.

A respeito das novas contratações de professores, Wanderlei Behling (SD), popular Pitcha, destacou a necessidade de realização de concurso público.

– Foi falado para nós, no ano passado, através do Executivo, que no início do ano iriam fazer um concurso público. Infelizmente, tem muitas situações em que é preciso terceirizar. Essa constante troca de professores prejudica os alunos; há uma debandada muito grande que vem desde o ano passado. Acredito que mais uma vez devemos pedir e solicitar encarecidamente para que o Executivo faça concurso público e as nossas crianças possam ter um pouco mais de tranquilidade na questão de troca de professores, pois isso prejudica muito principalmente os pequenos. Estou sentindo que durante o ano ainda vamos aprovar muitos contratos de professores temporários – comentou.

 

Vereadores cobram creche na localidade de Picada São Paulo

Na sessão de segunda-feira, o vereador Antenor Xavier Weber (PTB) questionou a Secretaria de Educação sobre a necessidade de uma escola de educação infantil na localidade de Picada São Paulo.

– Que eu saiba, a única localidade que não tem creche é Picada São Paulo. Foi feito um bom trabalho em São José do Herval, em 2014; foi a primeira localidade que ganhou creche. Os pais e o secretário de Educação ajudaram. Como Picada São Paulo é uma das localidades que mais dá renda ao município, também podia ter sua própria creche. Tem muitas mães que estão levando seus filhos na Cecília Graeff (Centro) – tudo certo, tem vaga. Mas de manhã precisam primeiro vir para cá e voltar a Picada São Paulo para trabalhar. De repente poderia se alugar uma casa, como fizeram em Walachai. Daqui a pouco a população, pais e empresários podem ajudar – comentou.

Daniel Theisen (PP) concordou com o colega, lembrando que a reivindicação é antiga.

– Fico feliz em ter mais alguém falando da construção de creche na Picada São Paulo. Eu gostaria de saber por que ainda não foi feita, pois iniciativa não faltou. Picada São Paulo é hoje o polo industrial do município em arrecadação de ICMS, tem muitos funcionários – inclusive uma das maiores empresas do nosso município – e necessita desta creche o quanto antes. No primeiro mandato foi dito que era muito difícil ter creche em Picada São Paulo, mas nas outras localidade teve, e este questionamento é muito importante. A gente quer essa resposta do Executivo de forma mais concreta – observou o parlamentar.

 

Guido e Caçamba anunciam conquista de emendas

O vereador Guido Dilkin (PP) comemorou a conquista de mais uma emenda parlamentar para o município e agradeceu pelo apoio dos colegas de partido.

– Tenho o privilégio de anunciar, em nome do PP, uma emenda de R$ 150 mil do (deputado federal) Affonso Hamm. Essa emenda vai ser destinada para a localidade de Walachai, para ajudar no custeio de calçamento – comentou.

O presidente Lauri Kaefer (PTB), popular Caçamba, destacou o encaminhamento de uma emenda do deputado Ubiratan Sanderson (União Brasil).

– Ele arrumou uma verba de R$ 450 mil para a construção de um posto de saúde em São José do Herval. É uma grande conquista para o interior. Será um posto que funciona na parte da manhã até de noite. Meus parabéns a prefeita municipal pelo exemplo que ela dá aos outros prefeitos, porque nós estamos sendo elogiados em outros municípios pelo que ela já conquistou. E parabéns à Câmara, pois nossos vereadores também estão se empenhando para trazer verbas para Morro Reuter. Isso é muito gratificante – afirmou ele, citando ainda a possível vinda de recurso para perfurar um poço na localidade, através do deputado federal Nereu Crispim (União Brasil).


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela