Delegado Felipe Borba analisa primeiro ano de trabalho em Dois Irmãos

03/09/2021
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Há um ano, o delegado Felipe Borba assumia a Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos, vindo da Corregedoria-Geral da Polícia Civil (COGEPOL), órgão que apura ocorrências e denúncias contra policiais. Nesta quinta-feira (2), ele fez uma análise sobre os primeiros 12 meses à frente da equipe, destacando o trabalho realizado e a parceria com outros órgãos públicos e comunidade.

Para ele, a sensação ao findar este primeiro ano de serviço na cidade é de satisfação profissional. “Foi um dos meus melhores anos na polícia”, diz ele, que está na instituição há mais de 10 anos. “Desde que cheguei, fiquei surpreso com a estrutura da delegacia e com a capacidade dos policiais”, comenta, destacando que desde setembro do ano passado, a equipe efetuou 27 prisões. “Estamos acima da meta que a própria Polícia Civil estipula para uma cidade com o porte de Dois Irmãos”, completa.

Das prisões efetuadas, a maioria foi por tráfico de drogas, crime que recebe atenção especial da equipe. “Trabalhamos para identificar pessoas e descobrir a logística do tráfico na cidade e região”, acrescenta o delegado, chamando atenção, também, para as ações que envolvem os crimes de violência contra a mulher. “Temos ciência de que não podemos correr o risco de não evitar que algo mais grave ocorra”, reforça, citando as prisões preventivas efetuadas principalmente nos últimos meses, de indivíduos que estavam descumprindo medidas protetivas. “Nossa satisfação profissional vem disso, de, com o nosso trabalho, fazer a diferença na vida das pessoas”, completa.

 

Integração com órgãos e comunidade

A integração com outros órgãos e comunidade também vem fazendo a diferença no trabalho da equipe. “Aqui na cidade os serviços públicos funcionam, e funcionam muito bem”, diz o delegado, citando exemplos como vigilância sanitária, serviços de saúde, Conselho Tutelar, Coordenadoria da Mulher e Consepro. O delegado também destaca a participação da comunidade. “Muitas investigações iniciam a partir de denúncias anônimas”, destaca ele, mencionando ainda o bom trabalho do Ministério Público e do Poder Judiciário.

 

Treinamento e estrutura

Capacitações também vêm ocorrendo com frequência. Em setembro de 2020 a equipe passou por treinamento de disparos com pistola .40, submetralhadora .40 e revólver 38, na Academia de Polícia (Acadepol), em Porto Alegre. Já em agosto deste ano, participou de treinamento para uso do fuzil modelo IA2 556, ministrado pelo 3º Batalhão de Polícia do Exército, também na capital.

Além disso, quatro policiais foram habilitados a atuar como mediadores no Núcleo de Mediação de Conflitos, inaugurado no mês passado. Segundo o delegado, outro objetivo é implantar na delegacia a chamada Sala das Margaridas, espaço preparado para acolher e encorajar mulheres no processo de rompimento do ciclo da violência.

 

Consepro destaca trabalho da equipe

Presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Dois Irmãos, Carlos Alberto Klein, o Betinho, destacou o trabalho realizado pela equipe coordenada pelo delegado Felipe Borba. “Ele vem fazendo um excelente trabalho como líder à frente da sua equipe; todos vêm fazendo um belo trabalho. Para nós, é uma alegria muito grande tê-lo no comando da Polícia Civil, pelos resultados que estamos obtendo em prol da segurança pública. A comunidade, a cidade, o Consepro está muito feliz com o trabalho. Que continue por muitos anos conosco”, destaca Betinho.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela