Semana do Meio Ambiente começou nesta segunda e segue até sábado

03/06/2019
Abertura aconteceu no Complexo Esportivo Municipal

Abertura aconteceu no Complexo Esportivo Municipal

Dois Irmãos já está vivendo sua 22ª Semana do Meio Ambiente. A solenidade de abertura ocorreu na tarde desta segunda-feira (3), no Complexo Esportivo Municipal. O momento contou com apresentações artísticas das escolas municipais Carlos Rausch e Felippe Wendling, além do Projeto Global. Também teve pré-lançamento do vídeo educativo “Meio Ambiente: Te quero inteiro!”, abordando temas locais sobre resíduos sólidos, arborização, recursos hídricos, agricultura orgânica e fauna; e atividade prática com o plantio de mudas nativas.
O tema desta edição é “Meio Ambiente: Te quero inteiro!”, e o objetivo é conscientizar as pessoas para cuidar o planeta e recuperar o que já foi destruído. “A educação leva à conscientização, e esta é a melhor saída para resolver as questões do meio ambiente e fazer um ambiente melhor para todos”, diz Renata Padilha, chefe do Departamento de Meio Ambiente. A programação é gratuita e segue até sábado (8). Entre as atividades, estão previstas distribuição de mudas nativas, recolhimento de lixo eletrônico e óleo vegetal de cozinha usado, trilha ecológica e concursos fotográficos. Na quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos do Projeto Monitores Ecológicos estarão no programa da TVLocal sobre educação, exibido pela página do Jornal Dois Irmãos no Facebook (19h).
A Semana do Meio Ambiente é realização da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Urbanos, Segurança, Transporte e Trânsito, e Programa de Educação Ambiental de Dois Irmãos (PEADI), com apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONSEMA) e patrocínio do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FUNDEMA).


Concursos fotográficos
Neste ano acontece o 4º Concurso Fotográfico para Monitores Ecológicos e o 2º Concurso Fotográfico para comunidade em geral, com o tema “A Natureza de Dois Irmãos sob minhas lentes”. O objetivo é proporcionar um contato direto com a natureza, além de poder registrar as belezas naturais dentro do território de Dois Irmãos. O lançamento oficial acontece na quinta-feira (6), às 13h30, no Complexo Esportivo. Na ocasião, ainda haverá posse coletiva e formação para monitores ecológicos, além de palestra técnica sobre fotografia.
As inscrições para os concursos vão até 28 de agosto. No dia 13 de setembro, encerra o prazo para escolha das três melhores fotos de cada grupo de monitores e das três melhores fotos da comunidade. De 23 de setembro a 4 de outubro, será realizada a mostra fotográfica junto às escolas participantes do Projeto Monitores Ecológicos. O regulamento dos concursos estará disponível a partir do dia 6 no site da prefeitura (www.doisirmaos.rs.gov.br). Mais informações pelo telefone (51) 3564-8800.


Lixo eletrônico e mudas nativas
No dia 8 de junho (sábado), das 9h às 11h, haverá distribuição de mudas nativas para a comunidade e recolhimento de resíduos eletrônicos e óleo vegetal de cozinha usado no Largo Felippe Seger Sobrinho (Centro). Os resíduos eletrônicos que serão recolhidos são: ADSL, aparelhos de DVD, caixas de som de computador, calculadoras, celulares/carregadores, central telefônica, CPUs, estabilizadores, fax, fios/cabos, fontes de computador, HDs, impressoras, modem, monitores, mouses, nobreaks, notebooks, placas diversas, roteadores, scanners, servidores, teclados, telefones, unidades de CD/DVD, unidades de disquetes e videocassete. Ainda no dia 8, a partir das 15h30, no Parque Municipal Romeo Wolf, será realizada uma trilha ecológica. Em caso de chuva no dia ou no dia anterior, o evento será cancelado.


Biblioteca Pública 
A Biblioteca Pública também terá programação especial sobre meio ambiente, voltada ao público infantil. Na quarta-feira (5), às 9h e às 15h, um representante da Emater falará sobre bucha vegetal (plantio, estágios de desenvolvimento e usos). As crianças conhecerão a trepadeira em que cresce a bucha – existem duas delas plantadas na biblioteca – ganharão um pacotinho com cinco sementes que poderão ser plantadas em suas casas. O objetivo é incentivar o uso da bucha para banho e para lavar a louça, em substituição às esponjas tradicionais que poluem o meio ambiente. Além disso, um representante da Cooperativa dos Recicladores falará sobre correta separação de diferentes tipos de lixos e sobre os problemas causados pelo descarte inadequado.
No dia 12 de junho, serão exibidas duas sessões do filme Rio (9h e 15h). No dia 19, haverá Hora do Conto com “Adivinhe quem vem para assustar” (texto de Maurício Veneza e ilustrações de Angelo Abu) e “O fusquinha cor-de-rosa” (texto de Caio Riter e ilustrações de Elma), também às 9h e às 15h. E no dia 26, duas sessões com o filme A Era do Gelo 2 (9h e 15h).



› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela