Rio Grande do Sul criou 19,4 mil novos postos de trabalho em outubro

02/12/2021
Fonte: GZH

Fonte: GZH

Após ajustes feitos em abril, a geração de empregos avançou pelo sexto mês consecutivo no Estado em 2021. Incentivado pela sazonalidade do comércio no final do ano e pela retomada dos serviços, em outubro, no Rio Grande do Sul, o saldo líquido entre as contratações e demissões foi de 19.478 vagas, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira-feira (30), pelo governo federal. 

O desempenho — dado pela diferença entre as 113,9 mil contratações e os 94,4 mil desligamentos no último mês — garante ao Estado a sexta colocação entre as unidades da federação com a maior criação de novos postos no acumulado de 2021. Com variação positiva de 5,67% de janeiro a outubro, o resultado do período ficou em 139,8 mil empregos, ou seja, abaixo apenas do que os verificados em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. As vagas líquidas no comércio (6,5 mil) e nos serviços (5,9 mil) ajudaram a alavancar os demonstrativos gaúchos. Os demais grupos — indústria (4,8 mil), construção (1,1 mil) e agropecuária (973) — também ficaram no campo positivo. 

No país, o movimento indica saldo de 253.083 empregos com carteira em outubro, portanto, em ritmo menor do que o de setembro quando foram gerados 312,066 postos de trabalhos. Na avaliação do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, entretanto, o resultado líquido geral de mais de 2,654 milhões de empregos no acumulado do ano indica otimismo para a consolidação da economia e recoloca o país nos patamares pré-pandemia. 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela