Conclave: Vaticano instala chaminé sobre a Capela Sistina

02/05/2025
Fonte e foto: Reuters

Fonte e foto: Reuters

Funcionários do Vaticano instalaram nesta sexta-feira (2) a chaminé no telhado da Capela Sistina, que será usada para queimar as cédulas do conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco.

A reunião secreta começa em 7 de maio, com os cardeais usando a chaminé para dizer ao mundo exterior se elegeram um novo líder da Igreja Católica, que conta com 1,4 bilhão de fiéis. Fumaça preta significará que não há decisão, enquanto a branca anunciará que o 267º papa foi eleito.

Os trabalhadores fixaram o cano cor de ferrugem acima das telhas de terracota do telhado da Capela Sistina do século XV, conhecida por seus afrescos de Michelangelo. A chaminé é claramente visível da Praça de São Pedro, onde milhares de pessoas devem se reunir durante o conclave para ver como a votação secreta está progredindo.

Francisco, que faleceu em 21 de abril, era papa desde 2013 e foi o primeiro pontífice da América. Cerca de 133 cardeais, cerca de 80% deles nomeados por Francisco, devem votar em seu sucessor. Os dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, terminaram no final do segundo dia de votação.


› Compartilhe

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela