Avaliação externa atesta qualidade dos resultados do Laboratório da Feevale

01/12/2021
Fonte: Feevale

Fonte: Feevale

O Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale já realizou quase 60 mil análises de detecção de SARS-CoV-2, analisou em torno de 740 de amostras por RT-qPCR diferencial e sequenciou mais de 330, desde o início da pandemia. Um novo ensaio de proficiência, efetuado em outubro, cujo resultado foi divulgado agora, demonstrou que o laboratório obteve 100% de resultados adequados, ou seja, que as análises liberadas são exatas. 

 Realizado pela Controllab, referência no país em controle de qualidade laboratorial, o ensaio de proficiência clínica avaliou, além do teste de detecção de SARS-CoV-2 por biologia molecular (RT-qPCR), o exame de genotipagem de variantes de vírus, também por RT-qPCR. De acordo com a coordenadora do mestrado em Virologia da Feevale e também do laboratório, Juliane Fleck, a avaliação permite analisar se os fluxos, processos e análises estabelecidos no laboratório estão adequados; realizado periodicamente, assegura a confiabilidade dos resultados emitidos pelo laboratório avaliado.

– Tais resultados são importantes, não apenas para os pacientes, que têm a segurança de receberem o diagnóstico correto, mas também para a equipe do laboratório, pois atestam a qualidade do serviço prestado e o compromisso com a sociedade – afirma.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela