RS tem melhor agosto desde 2010, mas acumula perda de 88,6 mil vagas

01/10/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

Após a pandemia provocar destruição de empregos, o Rio Grande do Sul voltou a apresentar sinal de alívio no mercado de trabalho. Em agosto, o Estado abriu 7.228 vagas formais, indicam dados divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Ministério da Economia. Trata-se do segundo mês consecutivo de desempenho no azul. O resultado decorreu da diferença entre 72.244 contratações e 65.016 demissões. Conforme o ministério, o saldo é o melhor para agosto desde 2010. Na visão de analistas, sinaliza que os cortes em massa foram registrados no começo da crise, perdendo fôlego em seguida. Medidas de proteção de empregos ainda estão em vigor no país. 
Mesmo com o desempenho positivo, os gaúchos ainda estão longe de espantar todos os efeitos indigestos do coronavírus. Prova disso é que, no acumulado do ano, o Rio Grande do Sul amarga fechamento de 88.582 postos de trabalho, quantia superior à população de um município como Lajeado, no Vale do Taquari (85 mil habitantes). Os dados integram o Novo Caged, o cadastro de empregos formais organizado pelo Ministério da Economia. A pesquisa contempla apenas vínculos com carteira assinada. Ou seja, ocupações informais, como os populares bicos, não entram nos cálculos.
O movimento gaúcho pega carona no desempenho nacional. Em agosto, o Brasil abriu 249.388 vagas — também é o melhor saldo para o período desde 2010. No acumulado de 2020, o resultado ficou no vermelho, com perda de 849.387 postos.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela