Dois Irmãos vai distribuir 160 mudas nativas mediante agendamento

31/05/2021
Retirada pode ser feita ao longo da semana na prefeitura (Foto: Octacílio Freitas Dias)

Retirada pode ser feita ao longo da semana na prefeitura (Foto: Octacílio Freitas Dias)

A Semana do Meio Ambiente de Dois Irmãos teve início na manhã desta segunda-feira (31), com o plantio de erva-mate no Parque Municipal Romeo Benício Wolf. Também foram disponibilizadas mudas de erva-mate e ipê amarelo para escolas do município. A programação segue até o próximo sábado (5), com o tema “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, de autoria de Mahatma Gandhi.

– A programação visa chamar a atenção sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas, com diversas ações para sensibilizar a comunidade. O tema foi escolhido para que todos possam refletir suas atitudes para um ambiente melhor – diz Álan Kuhn, chefe do Departamento de Meio Ambiente.

 

Dia D Sem Plástico

Uma ação importante será o Dia D Sem Plástico, no próximo sábado. O objetivo é que estabelecimentos comerciais auxiliem neste movimento para reduzir o impacto e a poluição que o material causa ao meio ambiente. Os estabelecimentos que realizarem alguma ação evitando o uso das sacolas plásticas devem informar o Departamento de Meio Ambiente pelo telefone/WhatsApp (51) 99750-3505.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental, Ivana Soligo Collet, a sacolinha plástica demora mais de 400 anos para se decompor, quando não reciclada, além das consequências prejudiciais para a fauna, os sistemas naturais e os seres humanos.

– Estamos fazendo um apelo para que as pessoas levem sua sacola reutilizável (de pano ou fibra) ou caixa quando vão aos estabelecimentos comerciais. É uma atitude simples, porém de grande importância para a redução do consumo de plásticos – destaca Ivana.

 

Distribuição de mudas

Em razão da pandemia, a distribuição das 160 mudas de mudas nativas para a comunidade será mediante agendamento pelo telefone/WhatsApp (51) 99750-3505, com retirada posterior na prefeitura de Dois Irmãos. Serão distribuídas as seguintes mudas: 20 de Ipês-amarelo (Handroanthus chrysotrichus), 30 de Manacás-da-serra (Tibouchina mutabilis), 20 de Escovas-de-garrafa (Callistemon viminalis), 30 de Quaresmeiras-roxa (Tibouchina granulosa), 10 de Sibipirunas (Caesalpinia pluviosa), 20 de Jaboticabeiras (Plinia cauliflora), 10 de Pitangueiras (Eugenia uniflora), 10 de Araçazeiros (Psidium cattleianum) e 10 de Cássias-imperial (Cassia fistula).

 

 

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, dia 1º

– Instalação de placas educativas para atenção com a fauna silvestre no trânsito.

 

Quarta-feira, dia 2

– Identificação das árvores da Praça do Imigrante com a possibilidade de conhecimentos complementares via QR Code.

 

Quinta-feira, dia 3

– Sessão Pipoca: Links para os vídeos educativos disponibilizados na página do Facebook da prefeitura de Dois Irmãos.

 

Sexta-feira, dia 4

– Instalação de bituqueiras em pontos estratégicos da cidade.

 

Sábado, dia 5

– Dois Irmãos sem plástico: Incentivo à redução do uso de sacolinhas plásticas nos supermercados e na comunidade.

– Dia do Arroio Feitoria: Vídeo educativo “Da nascente a foz” (link disponibilizado na página do Facebook da prefeitura de Dois Irmãos).

– Ação DNIT “Programa Rodovia Limpa” Lixo tem lugar certo! – BR-116


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela