Em 1991, foi notícia no Jornal Dois Irmãos: “Fundada a APAE em Dois Irmãos”

30/10/2021
Publicação saiu na edição de 2 de novembro de 1991

Publicação saiu na edição de 2 de novembro de 1991

Com a presença de um expressivo número de pessoas de vários segmentos da sociedade dois-irmonense, foi fundada no dia 30 de outubro, quarta-feira, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Dois Irmãos. A solenidade teve como local a sala de reuniões da prefeitura municipal. Fizeram parte da mesa que coordenou os trabalhos, o vice-presidente da Federação Nacional das APAEs, Adão José Murowaniecki, a presidente da APAE de Novo Hamburgo, Carmem Backes, e a secretária da Saúde, Miriam Basso Lehmann.

A reunião teve em pauta a Fundação da APAE, a Homologação dos Estatutos e a eleição da primeira diretoria. Após a abertura da reunião, feita pela secretária Miriam Lehmann, usou da palavra o vice-presidente da Federação Nacional das APAEs, Adão José Murowaniecki, que explicou o funcionamento da APAE, seus objetivos e, mostrando através de um vídeo, o funcionamento e o trabalho de reintegração do excepcional ao convívio produtivo da sociedade. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE é uma sociedade civil de caráter assistencial, sem fins lucrativos, de duração ilimitada. A fundação da APAE em Dois Irmãos foi aprovada por unanimidade por todos os presentes.

Existem em todo Brasil, em torno de mil APAEs, sendo que no Rio Grande do Sul este número chega a 167. Existem em todo país, 14 Federações Regionais, e aqui no Estado, estão divididos em 14 Delegacias Regionais. Dois Irmãos irá pertencer à Delegacia Regional de Novo Hamburgo. Estiveram presentes, além de pessoas da comunidade e pais de excepcionais, o presidente do Lions Clube de Dois Irmãos, Waldenir Lehmann, a secretária da Educação e Cultura, Hilária Kreuz, o sargento Tito Marques Santiago, o vereador João Alberto Stoffel e a Dra. Larissa Weber.

 

DIRETORIA

Presidente: Valério Barbosa Segalla

Vice-presidente: Maria Leoni Dapper Frohlich

Tesoureiro: Milton Garcia de Azevedo

Vice-tesoureiro: Laurindo Julien

Secretária: Hilária Arnold Kreuz

Vice-secretária: Ema Ferreira Batista Fanfa

Diretor de Patrimônio: Darci Lothário Weber

Diretora Jurídica: Larissa Engelmann Weber

Diretora de Relações Públicas e Sociais: Celina Martha Kuntzler

 

Conselho Fiscal: Hédio Blume, Edson Scholles, Isolde Kasper Müller. Suplentes: Cristine Rosane Daubermann, Isolde Hennemann Birk, Wally Maldaner.

 

Conselho Deliberativo: Judite Steinert Effting, Tito Marques Santiago, Philomena Leonida Backes, Elizabeth Helena Saraya da Silva, Alide Bender.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela