Diretora Graziela Mayer fala do trabalho essencial da APAE em Dois Irmãos

30/10/2021
“A gente fica bem feliz de dar poder de voz e investir no nosso usuário”

“A gente fica bem feliz de dar poder de voz e investir no nosso usuário”

A APAE de Dois Irmãos exerce um papel vital no atendimento e inclusão de pessoas com deficiência, com 103 usuários atualmente e 303 que já passaram pela entidade nesses 30 anos. Os serviços oferecidos são inteiramente gratuitos e o público com o qual a APAE trabalha são pessoas com deficiência intelectual na faixa etária de 0 aos 50 anos.

Existe o acompanhamento na área de estimulação precoce para bebês de 0 aos 3 anos, com o objetivo de estimular a criança no desenvolvimento motor, cognitivo e na relação com os pais. Após os três anos, inicia a idade na qual os usuários estão inseridos em um contexto escolar. Por isso, existe o acompanhamento de psicopedagogia com o apoio na parte de aprendizagem e o Programa Primeira Infância, com atividades em grupo que auxiliam as habilidades motoras e de coordenação. Para os adultos, existe o programa que os insere e os acompanha no mercado de trabalho, além das oficinas de artesanato. Os usuários da APAE também contam com atendimentos de psicólogo, educador físico, assistente social, músico terapeuta, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. 

Com 103 usuários na atualidade, 45% deles estão inseridos na rede municipal de ensino e os outros 55% estão na fase de adolescentes e adultos que já saíram do ambiente escolar. Destes, 20 estão inseridos no mercado de trabalho, o que demonstra o sucesso da APAE em inserir os usuários na sociedade e fazer com que eles tenham uma maior autonomia. “O surgimento da APAE trouxe uma qualidade de vida muito grande para a pessoa com deficiência, no sentido que possibilita tanto para essas famílias quanto para esse usuário ser visto e ser reconhecido socialmente”, destaca a diretora da APAE de Dois Irmãos, Graziela Carla Trindade Mayer.

Em relação à comemoração e às conquistas nesses 30 anos, a diretora acrescenta: “A gente fica bem feliz de cumprir o trabalho, de dar poder de voz e investir no nosso usuário. Sinto-me muito feliz e realizada, mas tem muita coisa para fazer, porque esse trabalho não se esgota, ele se renova”.

 

Atualmente, a APAE promove as seguintes atividades:

– Programa Primeira Infância;

– Futsal feminino e masculino;

– Esportes em geral;

– Confecção de artesanato;

– Inclusão e acompanhamento no mercado de trabalho;

– Atendimentos com profissionais especializados, como psicólogo, educador físico, assistente social, músico terapeuta, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

 

(Por Giordanna Benkestein Vallejos)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela