Apicultor de Dois Irmãos conquista o 3º lugar em concurso estadual

30/10/2019
Marcos Land

Marcos Land

Neste mês de outubro, o Balneário Pinhal, no Litoral Norte, sediou a 5ª edição do Festimel. De 4 a 13 de outubro, o evento movimentou o parque municipal e contou, simultaneamente, com uma série de outras atrações, entre elas, o 22º Concurso Estadual da Qualidade do Mel, promovido pela Federação Apícola do Rio Grande do Sul (FARGS).
O concurso premiou os melhores méis de 2019, e entre eles está o produzido pelo dois-irmonense Marcos Land, de 47 anos, morador do bairro Primavera. Competindo na categoria Mel Claro, ele conquistou o 3º lugar, ficando atrás, apenas, de Vanderlei Kraef, de Panambi; e Tchê Mel, da Associação dos Apicultores do Vale do Caí. Os resultados oficiais foram divulgados durante o 23º Seminário Estadual de Apicultura. Na categoria Mel Escuro foram premiados: Suzana Bavermann, de Novo Hamburgo (1º lugar), Renato Schneider, de Ivoti (2º lugar) e Júlio Cézar Carvalho, de Santa Maria (3º lugar). No total, participaram do concurso 21 amostras de apicultores de onze municípios do Rio Grande do Sul.
De acordo com os organizadores, a escolha do melhor mel do estado é realizada em duas etapas. Na primeira, é analisada a acidez e umidade, julgada pela equipe da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); já na segunda, realizada durante o Seminário de Apicultura, cinco pessoas foram escolhidas aleatoriamente para a análise sensorial de cor, aroma e sabor. 
Com a conquista, os premiados recebem também o direito de exibir o selo de “Melhor Mel 2019” no rótulo dos seus produtos. 


Marcos foi o primeiro a representar a cidade no concurso
De acordo com Marcos, pelo menos outras duas etapas de seleção ocorreram até o concurso. Primeiro, o mel produzido por ele foi selecionado entre os apicultores de Dois Irmãos; depois, uma amostra foi encaminhada para a Universidade Federal de Santa Maria, onde foram escolhidas as 21 finalistas. Segundo o apicultor, está foi a primeira vez que um produto de Dois Irmãos participou do concurso, que ocorre anualmente, sempre em uma cidade diferente. “Participei para ver como estava a qualidade do mel que produzo”, comentou Marcos, que ficou surpreso com a premiação. “Na hora nem acreditei”, contou ele, aos risos, lembrando, ainda, que o mel foi elogiado por membros da FARGS. 
Marcos participa do Seminário Estadual de Apicultura desde 2005, dois anos depois de começar a produzir mel. “Comecei com uma caixa; hoje já tenho quase 300”, contou ele, destacando que tem produção nas cidades de Dois Irmãos, Santa Maria do Herval e Cristal. “Todas as segundas-feiras me dedico a atividade”, completou, contando que produz 5 toneladas de mel, claro e escuro, por ano. 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela